sicnot

Perfil

Mundo

Sobe para 19 número de mortos em inundação em mina na China

As autoridades chinesas confirmaram hoje a morte de 19 pessoas na sequência de uma inundação numa mina de carvão no norte do país, informou a agência Xinhua.

© China Stringer Network / Reut

As equipas de salvamento, que retiraram 19 corpos da mina de Jiangjiawan, na província de Shanxi, tentavam hoje resgatar dois mineiros que continuam encurralados no seu interior, indicou o porta-voz da Administração Estatal de Segurança no Trabalho, Huang Yi, em conferência de imprensa.

Do universo de 247 pessoas que se encontravam no interior da mina aquando do acidente -- ocorrido na tarde de domingo -- 223 conseguiram sair em segurança, enquanto 24 ficaram encurraladas.

Até à tarde de terça-feira, tinham sido bombeados cerca de 6.100 metros cúbicos de água do interior da mina de carvão, propriedade da Datong Coal Mine Group, com uma capacidade de produção de 900.000 toneladas por ano.

Os acidentes em minas são comuns na China, o maior consumidor mundial de carvão.

Segundo a agência oficial chinesa, o número de mortes causadas por acidentes em minas de carvão caiu 86,7% para 931 no ano passado comparativamente a 2002 (7.000), o ano mais fatal.


Lusa

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Coreia do Norte acusa Guterres de ser subordinado dos EUA

    Mundo

    A Coreia do Norte criticou esta quinta-feira o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, por apoiar sanções para pressionar o país a entrar em negociações com os Estados Unidos sobre a desnuclearização, referindo que tem atuado como um subordinado.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00
  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC