sicnot

Perfil

Mundo

Turquia interdita espaço aéreo a líder sérvio bósnio que viajava para a Arménia

O avião do presidente da entidade sérvia da Bósnia, Milorad Dodik, que se dirigia à Arménia para as celebrações do centenário do genocídio, foi hoje impedido de sobrevoar território da Turquia. 

© Ranko Cukovic / Reuters

Segundo a página digital do diário bósnio Nezavisne Novine, o avião de Dodik aguardou pela autorização turca durante várias horas no aeroporto de Burgas, na Bulgária, mas acabou por regressar a Banja Luka, noroeste da Bósnia-Herzegovina. 

O mesmo diário assegura que o avião tinha recebido previamente as autorizações necessárias, mas as autoridades turcas acabaram por não autorizar que o voo sobrevoasse o seu território. 

Dodik viajava em direção a Erevan a convite do Presidente arménio, Serge Sargasián, para assistir às cerimónias que assinalam o genocídio de cerca de 1,5 milhões de arménios na fase final do Império otomano e durante a I Guerra Mundial.  

Ancara reconhece a morte de milhares de arménios, mas rejeita ter-se tratado de um ato organizado e planificado destinado ao extermínio desta comunidade cristã.  

A Bósnia-Herzegovina está dividida em duas entidades, a Federação croato-muçulmana e a Republica Srpska (RS), liderada por Dodik. 

Lusa
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.