sicnot

Perfil

Mundo

Erupção do vulcão chileno Calbuco obrigou a retirar mais de quatro mil pessoas

Mais de quatro mil pessoas foram retiradas de casa até ao momento na sequência da dupla erupção do vulcão chileno Calbuco, que estava sem atividade há mais de meio século, informaram esta quinta-feira fontes locais oficiais.

O vulcão, localizado na região de Los Lagos (sul do Chile), entrou na quarta-feira de forma inesperada em erupção, lançando uma enorme coluna de fumo e de cinzas, mas também rochas.

O vulcão, localizado na região de Los Lagos (sul do Chile), entrou na quarta-feira de forma inesperada em erupção, lançando uma enorme coluna de fumo e de cinzas, mas também rochas.

© STRINGER Chile / Reuters

O vulcão, localizado na região de Los Lagos (sul do Chile), entrou na quarta-feira de forma inesperada em erupção, lançando uma enorme coluna de fumo e de cinzas, mas também rochas.

As autoridades chilenas decretaram o estado de emergência por catástrofe, um alerta sanitário e a suspensão de todas as aulas em toda a região de Los Lagos. 

As mesmas fontes também informaram que até à data não foram registados mortos, existindo apenas a indicação de um desaparecido, um jovem alpinista que se encontrava na área com um grupo de amigos. 

A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, reconheceu hoje que a erupção do Calbuco, situado cerca de 1000 quilómetros a sul da capital Santiago do Chile e a 2015 metros acima do nível do mar, gerou uma situação pior do que a provocada, em março passado, pela erupção do vulcão Villarica, também localizado na região sul.

"Isto é mais grave do que o Villarrica", vulcão que entrou em erupção em 3 de março e obrigou a retirar da zona 3385 pessoas.

Michelle Bachelet viaja hoje para a cidade de Puerto Montt, uma das mais afetadas pela erupção do Calbuco, para reunir-se com os agricultores daquela zona e visitar alguns dos 11 centros de acolhimento que estão a receber os desalojados. 

A chefe de Estado chilena informou que, segundo os dados fornecidos pelos organismos especializados, a atividade do vulcão continua a ser vigiada, mantendo-se em vigor a medida de evacuação preventiva de 20 quilómetros em redor do vulcão.

"Foram destacadas equipas aéreas e terrestres para observar as condições vulcanológicas, mas também para localizar pessoas ou grupos de pessoas que possam estar isolados", acrescentou Bachelet. 
Lusa
  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta esta terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Falta de gado ameaça produção do queijo da Serra da Estrela
    3:35

    País

    A devastação provocada pelos últimos incêndios foi um rude golpe na economia da região Centro do país. Algumas empresas já começaram os trabalhos de reconstrução, mas os produtores de gado temem não conseguir repôr os animais, deixando em risco a produção do queijo Serra da Estrela.

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.