sicnot

Perfil

Mundo

Indonésia prepara execuções de 10 condenados, incluindo um brasileiro

O Governo indonésio anunciou esta quinta-feira ter emitido a ordem para preparar as execuções de dez condenados à morte por tráfico de droga, incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte. 

Angelita Muxfeldt, prima de Rodrigo Gularte, detido em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf, e condenado no ano seguinte. (Arquivo)

Angelita Muxfeldt, prima de Rodrigo Gularte, detido em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf, e condenado no ano seguinte. (Arquivo)

Achmad Ibrahim / AP

"Foi dada ordem para iniciar os preparativos", declarou à agência noticiosa AFP Tony Spontana, porta-voz do gabinete do procurador-geral, sem fornecer mais detalhes. 

No entanto, ainda não foi anunciada a data das execuções. 

Os dez condenados, são provenientes da Austrália, França, Brasil, Filipinas, Nigéria, Gana e Indonésia, serão alinhados em conjunto frente a um pelotão de execução. 

O cidadão brasileiro Rodrigo Gularte foi detido em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf, e condenado no ano seguinte.

No caso do cidadão francês condenado, Paris tem elevado o tom dos protestos desde a rejeição, na terça-feira, do último recurso pelo Supremo tribunal da Indonésia, com poderes para comutar a pena.  

Detido há dez anos, Serge Atlaoui afirma que se limitou a instalar máquinas industriais no que considerava ser uma fábrica de acrílicos, mas onde de facto funcionava uma fábrica clandestina de 'ecstasy'.  

Esta execução "seria prejudicial para a Indonésia, para as relações que pretendemos manter com ela", declarou na quarta-feira o Presidente francês François Hollande, ao recordar a sua oposição à pena de morte, abolida em França em 1981. 

Numa carta dirigida ao seu homólogo indonésio, hoje divulgada pela AFP, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros Laurent Fabius denuncia o facto de Serge Atlaoui "não ter beneficiado do pleno exercício dos seus direitos" devido a "graves disfuncionamentos da justiça indonésia". 
Lusa
  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.