sicnot

Perfil

Mundo

Indonésia prepara execuções de 10 condenados, incluindo um brasileiro

O Governo indonésio anunciou esta quinta-feira ter emitido a ordem para preparar as execuções de dez condenados à morte por tráfico de droga, incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte. 

Angelita Muxfeldt, prima de Rodrigo Gularte, detido em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf, e condenado no ano seguinte. (Arquivo)

Angelita Muxfeldt, prima de Rodrigo Gularte, detido em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf, e condenado no ano seguinte. (Arquivo)

Achmad Ibrahim / AP

"Foi dada ordem para iniciar os preparativos", declarou à agência noticiosa AFP Tony Spontana, porta-voz do gabinete do procurador-geral, sem fornecer mais detalhes. 

No entanto, ainda não foi anunciada a data das execuções. 

Os dez condenados, são provenientes da Austrália, França, Brasil, Filipinas, Nigéria, Gana e Indonésia, serão alinhados em conjunto frente a um pelotão de execução. 

O cidadão brasileiro Rodrigo Gularte foi detido em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf, e condenado no ano seguinte.

No caso do cidadão francês condenado, Paris tem elevado o tom dos protestos desde a rejeição, na terça-feira, do último recurso pelo Supremo tribunal da Indonésia, com poderes para comutar a pena.  

Detido há dez anos, Serge Atlaoui afirma que se limitou a instalar máquinas industriais no que considerava ser uma fábrica de acrílicos, mas onde de facto funcionava uma fábrica clandestina de 'ecstasy'.  

Esta execução "seria prejudicial para a Indonésia, para as relações que pretendemos manter com ela", declarou na quarta-feira o Presidente francês François Hollande, ao recordar a sua oposição à pena de morte, abolida em França em 1981. 

Numa carta dirigida ao seu homólogo indonésio, hoje divulgada pela AFP, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros Laurent Fabius denuncia o facto de Serge Atlaoui "não ter beneficiado do pleno exercício dos seus direitos" devido a "graves disfuncionamentos da justiça indonésia". 
Lusa
  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.