sicnot

Perfil

Mundo

Indonésia prepara execuções de 10 condenados, incluindo um brasileiro

O Governo indonésio anunciou esta quinta-feira ter emitido a ordem para preparar as execuções de dez condenados à morte por tráfico de droga, incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte. 

Angelita Muxfeldt, prima de Rodrigo Gularte, detido em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf, e condenado no ano seguinte. (Arquivo)

Angelita Muxfeldt, prima de Rodrigo Gularte, detido em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf, e condenado no ano seguinte. (Arquivo)

Achmad Ibrahim / AP

"Foi dada ordem para iniciar os preparativos", declarou à agência noticiosa AFP Tony Spontana, porta-voz do gabinete do procurador-geral, sem fornecer mais detalhes. 

No entanto, ainda não foi anunciada a data das execuções. 

Os dez condenados, são provenientes da Austrália, França, Brasil, Filipinas, Nigéria, Gana e Indonésia, serão alinhados em conjunto frente a um pelotão de execução. 

O cidadão brasileiro Rodrigo Gularte foi detido em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf, e condenado no ano seguinte.

No caso do cidadão francês condenado, Paris tem elevado o tom dos protestos desde a rejeição, na terça-feira, do último recurso pelo Supremo tribunal da Indonésia, com poderes para comutar a pena.  

Detido há dez anos, Serge Atlaoui afirma que se limitou a instalar máquinas industriais no que considerava ser uma fábrica de acrílicos, mas onde de facto funcionava uma fábrica clandestina de 'ecstasy'.  

Esta execução "seria prejudicial para a Indonésia, para as relações que pretendemos manter com ela", declarou na quarta-feira o Presidente francês François Hollande, ao recordar a sua oposição à pena de morte, abolida em França em 1981. 

Numa carta dirigida ao seu homólogo indonésio, hoje divulgada pela AFP, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros Laurent Fabius denuncia o facto de Serge Atlaoui "não ter beneficiado do pleno exercício dos seus direitos" devido a "graves disfuncionamentos da justiça indonésia". 
Lusa
  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.