sicnot

Perfil

Mundo

Mais de mil mortos no Iémem desde 19 de março

Mais de 1.000 pessoas foram mortas no Iémen desde 19 de março, indicou hoje a ONU, afirmando ainda que espera repor "nos próximos dias" no terreno as equipas de funcionários estrangeiros da organização internacional. 

© Khaled Abdullah Ali Al Mahdi

"Os combates e os ataques aéreos da coligação (liderada pela Arábia Saudita e que tenta travar o avanço das milícias xiitas no território iemenita) afetam praticamente todo o país", declarou o coordenador humanitário da ONU no Iémen, Johannes Van Der Klaauw, numa declaração escrita.

"O preço a pagar pelos civis é imenso", acrescentou o representante.

No total, 1.080 pessoas foram mortas, incluindo 48 crianças e 28 mulheres, e outras 4.352 ficaram feridas desde 19 de março, segundo o mais recente balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O coordenador humanitário também sublinhou que mais de 150.000 pessoas foram obrigadas a sair das respetivas casas na sequência da vaga de violência que afeta o Iémen. Um número que vem agravar os níveis de deslocados daquele país, que já registava 300.000 deslocados internos antes da atual crise.

A degradação da situação humanitária no Iémen atingiu tais proporções que a OMS advertiu hoje para o colapso iminente dos sistemas de saúde e de cuidados médico-sanitários daquele país.

"Os casos de diarreia hemorrágica, de sarampo e de casos suspeitos de paludismo aumentaram", referiu Van Der Klaauw, acrescentando que no país, que importa normalmente cerca de 90% dos bens essenciais, está a faltar de tudo, nomeadamente alimentos, água, combustíveis e eletricidade.

Perante tal cenário, a ONU, que ordenou a retirada de todos os seus funcionários estrangeiros do território iemenita, espera repor estes elementos no terreno "nos próximos dias", concluiu o coordenador humanitário.

O conflito no Iémen acentuou-se em fevereiro último com a tomada da capital, Sanaa, pelas milícias xiitas 'huthis', e a consequente fuga do Presidente iemenita Abd Rabbo Mansur Hadi para a segunda cidade do país, Aden, e, perante o avanço dos rebeldes, para a Arábia Saudita.

Em meados de março, uma ofensiva militar conduzida por uma aliança internacional, liderada pela Arábia Saudita (sunita), iniciou raides aéreos para tentar travar o avanço das milícias xiitas.

Na passada terça-feira, a coligação internacional declarou o fim da ofensiva militar no Iémen, mas os raides aéreos contra as posições rebeldes ainda prosseguiam hoje.

Lusa
  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.