sicnot

Perfil

Mundo

Obama pede desculpa por morte de reféns em operação antiterrorista

Obama pede desculpa por morte de reféns em operação antiterrorista

Dois reféns ocidentais da Al Qaeda foram mortos por engano numa operação antiterrorista dos EUA na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão, no início deste ano. A Casa Branca já assumiu a inteira responsabilidade pelo incidente e o próprio Presidente assumiu hoje o mea culpa.

As vítimas são um norte-americano feito refém pela Al Qaeda em 2011 e um italiano detido em 2012. Foram mortos num complexo da Al Qaeda alvo de um ataque das forças norte-americanas, que não sabiam que os dois homens estavam no interior.

Outros dois americanos foram mortos durante o ataque mas faziam parte da rede terrorista.

Barack Obama pediu desculpas às famílias das vítimas e garantiu que as conclusões do inquérito ao incidente vão ser desclassificadas e tornadas públicas.
  • O 1º encontro de Trump com o Papa Francisco
    3:55

    Mundo

    O Presidente norte-americano chegou esta manhã ao Vaticano para um encontro oficial com o Papa Francisco, no primeiro ato oficial da sua visita à Europa. Donald Trump partiu de Villa Taverna, residência do embaixador dos Estados Unidos, onde estava alojada a delegação norte-americana, e chegou ao Pátio de São Dâmaso do Vaticano às 8:20 (7:20 em Lisboa), sob fortes medidas de segurança e uma comitiva presidencial de meia centena de veículos.

  • Militares da GNR saem hoje à rua em protesto

    País

    A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) e a Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) realizam esta quarta-feira uma ação de protesto em Lisboa devido "à falta de resposta" do Governo às principais reivindicações.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Governo formaliza pedido para pagamento antecipado ao FMI
    0:34

    Economia

    Mário Centeno formalizou esta terça-feira o pedido aos ministros europeus das Finanças para que autorizem o pagamento antecipado de dez mil milhões de euros ao FMI. Em entrevista à Bloomberg, o ministro descartou ainda qualquer renegociação da dívida portuguesa após a saída do Procedimento por Défice Excessivo (PDE). No final da reunião do ECOFIN, foi o Secretário de Estado Mourinho Félix quem falou aos jornalistas portugueses.

  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.