sicnot

Perfil

Mundo

Obama pede desculpa por morte de reféns em operação antiterrorista

Obama pede desculpa por morte de reféns em operação antiterrorista

Dois reféns ocidentais da Al Qaeda foram mortos por engano numa operação antiterrorista dos EUA na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão, no início deste ano. A Casa Branca já assumiu a inteira responsabilidade pelo incidente e o próprio Presidente assumiu hoje o mea culpa.

As vítimas são um norte-americano feito refém pela Al Qaeda em 2011 e um italiano detido em 2012. Foram mortos num complexo da Al Qaeda alvo de um ataque das forças norte-americanas, que não sabiam que os dois homens estavam no interior.

Outros dois americanos foram mortos durante o ataque mas faziam parte da rede terrorista.

Barack Obama pediu desculpas às famílias das vítimas e garantiu que as conclusões do inquérito ao incidente vão ser desclassificadas e tornadas públicas.
  • Partidos exigem explicações sobre transferências para offshores entre 2011 e 2014

    Economia

    O PS junta-se ao PCP, o Bloco de Esquerda e o PSD no pedido para a audição urgente do antigo e o atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre a falta de controlo do Fisco às transferências de dinheiro para paraísos fiscais. Em causa está a transferência de 10 mil milhões de euros para offshores. O CSD é o único partido que ainda não se pronunciou.