sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro vídeo do Youtube foi partilhado há 10 anos

O primeiro vídeo do Youtube foi partilhado há 10 anos.  A 23 de abril de 2005, Jawed Karim, um dos criadores da plataforma, partilhou um video de 18 segundos em que mostrava um visita ao Jardim Zoológico

© Dado Ruvic / Reuters

A imagem do rapaz em frente aos elefantes marca o início de uma revolução tecnológica. Qualquer pessoa pode gratuitamente disponibilizar pequenos vídeos online.  

A facilidade de produzir, partilhar e aceder a conteúdos fizeram do Youtube um fenómeno mundial. Para muitos, é um trampolim para a fama. 

O vídeoclipe do sul-coreano Psy, "Gangnam Style", é o mais visto de sempre. Tem 2, 3 mil milhões de visualizações. Um ano depois do primeiro vídeo, a Google comprou o Youtube por 1,6 mil milhões de dólares, mas nunca divulgou dados sobre as receitas geradas.
 
Ao fim de um década de funcionamento, o Youtube é a maior plataforma de vídeos na Internet. Tem mais de mil milhões de utilizadores e a cada minuto são partilhadas 300 horas de vídeo. 
  • YouTube celebra 10 anos
    15:00

    Perdidos e Achados

    Aquela que é a maior plataforma de videos na internet já rivaliza com a televisão tradicional e democratizou a criação de conteúdos. Em Portugal, também já serve para lançar carreiras. O Perdidos e Achados foi ao encontro de quatro exemplos que alcançaram o sucesso no Youtube.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35