sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro vídeo do Youtube foi partilhado há 10 anos

O primeiro vídeo do Youtube foi partilhado há 10 anos.  A 23 de abril de 2005, Jawed Karim, um dos criadores da plataforma, partilhou um video de 18 segundos em que mostrava um visita ao Jardim Zoológico

© Dado Ruvic / Reuters

A imagem do rapaz em frente aos elefantes marca o início de uma revolução tecnológica. Qualquer pessoa pode gratuitamente disponibilizar pequenos vídeos online.  

A facilidade de produzir, partilhar e aceder a conteúdos fizeram do Youtube um fenómeno mundial. Para muitos, é um trampolim para a fama. 

O vídeoclipe do sul-coreano Psy, "Gangnam Style", é o mais visto de sempre. Tem 2, 3 mil milhões de visualizações. Um ano depois do primeiro vídeo, a Google comprou o Youtube por 1,6 mil milhões de dólares, mas nunca divulgou dados sobre as receitas geradas.
 
Ao fim de um década de funcionamento, o Youtube é a maior plataforma de vídeos na Internet. Tem mais de mil milhões de utilizadores e a cada minuto são partilhadas 300 horas de vídeo. 
  • YouTube celebra 10 anos
    15:00

    Perdidos e Achados

    Aquela que é a maior plataforma de videos na internet já rivaliza com a televisão tradicional e democratizou a criação de conteúdos. Em Portugal, também já serve para lançar carreiras. O Perdidos e Achados foi ao encontro de quatro exemplos que alcançaram o sucesso no Youtube.

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.