sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro vídeo do Youtube foi partilhado há 10 anos

O primeiro vídeo do Youtube foi partilhado há 10 anos.  A 23 de abril de 2005, Jawed Karim, um dos criadores da plataforma, partilhou um video de 18 segundos em que mostrava um visita ao Jardim Zoológico

© Dado Ruvic / Reuters

A imagem do rapaz em frente aos elefantes marca o início de uma revolução tecnológica. Qualquer pessoa pode gratuitamente disponibilizar pequenos vídeos online.  

A facilidade de produzir, partilhar e aceder a conteúdos fizeram do Youtube um fenómeno mundial. Para muitos, é um trampolim para a fama. 

O vídeoclipe do sul-coreano Psy, "Gangnam Style", é o mais visto de sempre. Tem 2, 3 mil milhões de visualizações. Um ano depois do primeiro vídeo, a Google comprou o Youtube por 1,6 mil milhões de dólares, mas nunca divulgou dados sobre as receitas geradas.
 
Ao fim de um década de funcionamento, o Youtube é a maior plataforma de vídeos na Internet. Tem mais de mil milhões de utilizadores e a cada minuto são partilhadas 300 horas de vídeo. 
  • YouTube celebra 10 anos
    15:00

    Perdidos e Achados

    Aquela que é a maior plataforma de videos na internet já rivaliza com a televisão tradicional e democratizou a criação de conteúdos. Em Portugal, também já serve para lançar carreiras. O Perdidos e Achados foi ao encontro de quatro exemplos que alcançaram o sucesso no Youtube.

  • "Se me pergunta se estou de consciência tranquila, estou"
    2:13

    País

    O ministro Vieira da Silva assegura que aguarda com tranquilidade que a investigação em curso esclareça as alegadas irregularidades na associação Raríssimas. Alguns mecenas estão já a suspender o apoio, na sequência do escândalo que já levou a duas demissões. 

  • Novo regime dos recibos verdes "acaba com as injustiças dos escalões"
    1:10
  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.