sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro vídeo do Youtube foi partilhado há 10 anos

O primeiro vídeo do Youtube foi partilhado há 10 anos.  A 23 de abril de 2005, Jawed Karim, um dos criadores da plataforma, partilhou um video de 18 segundos em que mostrava um visita ao Jardim Zoológico

© Dado Ruvic / Reuters

A imagem do rapaz em frente aos elefantes marca o início de uma revolução tecnológica. Qualquer pessoa pode gratuitamente disponibilizar pequenos vídeos online.  

A facilidade de produzir, partilhar e aceder a conteúdos fizeram do Youtube um fenómeno mundial. Para muitos, é um trampolim para a fama. 

O vídeoclipe do sul-coreano Psy, "Gangnam Style", é o mais visto de sempre. Tem 2, 3 mil milhões de visualizações. Um ano depois do primeiro vídeo, a Google comprou o Youtube por 1,6 mil milhões de dólares, mas nunca divulgou dados sobre as receitas geradas.
 
Ao fim de um década de funcionamento, o Youtube é a maior plataforma de vídeos na Internet. Tem mais de mil milhões de utilizadores e a cada minuto são partilhadas 300 horas de vídeo. 
  • YouTube celebra 10 anos
    15:00

    Perdidos e Achados

    Aquela que é a maior plataforma de videos na internet já rivaliza com a televisão tradicional e democratizou a criação de conteúdos. Em Portugal, também já serve para lançar carreiras. O Perdidos e Achados foi ao encontro de quatro exemplos que alcançaram o sucesso no Youtube.

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.