sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro vídeo do Youtube foi partilhado há 10 anos

O primeiro vídeo do Youtube foi partilhado há 10 anos.  A 23 de abril de 2005, Jawed Karim, um dos criadores da plataforma, partilhou um video de 18 segundos em que mostrava um visita ao Jardim Zoológico

© Dado Ruvic / Reuters

A imagem do rapaz em frente aos elefantes marca o início de uma revolução tecnológica. Qualquer pessoa pode gratuitamente disponibilizar pequenos vídeos online.  

A facilidade de produzir, partilhar e aceder a conteúdos fizeram do Youtube um fenómeno mundial. Para muitos, é um trampolim para a fama. 

O vídeoclipe do sul-coreano Psy, "Gangnam Style", é o mais visto de sempre. Tem 2, 3 mil milhões de visualizações. Um ano depois do primeiro vídeo, a Google comprou o Youtube por 1,6 mil milhões de dólares, mas nunca divulgou dados sobre as receitas geradas.
 
Ao fim de um década de funcionamento, o Youtube é a maior plataforma de vídeos na Internet. Tem mais de mil milhões de utilizadores e a cada minuto são partilhadas 300 horas de vídeo. 
  • YouTube celebra 10 anos
    15:00

    Perdidos e Achados

    Aquela que é a maior plataforma de videos na internet já rivaliza com a televisão tradicional e democratizou a criação de conteúdos. Em Portugal, também já serve para lançar carreiras. O Perdidos e Achados foi ao encontro de quatro exemplos que alcançaram o sucesso no Youtube.

  • "Este é o elefante na sala sobre a saúde!"
    1:43

    País

    Catarina Martins acusa o Governo de estar alinhado com a direita na promoção de negócios privados na área da saúde. O Bloco de Esquerda quer uma nova lei de bases aprovada até ao final da legislatura e arrancou ontem com um ciclo nacional de sessões públicas para defender o Serviço Nacional de Saúde.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05