sicnot

Perfil

Mundo

Segunda erupção num dia em vulcão adormecido há quase meio século no Chile

galeria de fotos

Uma nova erupção foi registada, esta quarta-feira, no vulcão Calbuco, no sul do Chile, pela segunda vez em apenas um dia, depois de ter estado 'adormecido' quase meio século, informaram as autoridades.

© STRINGER Chile / Reuters

© Stringer Shanghai / Reuters

© STRINGER Chile / Reuters

© Stringer Shanghai / Reuters

© STRINGER Chile / Reuters

© STRINGER Chile / Reuters

© STRINGER Chile / Reuters

© STRINGER Chile / Reuters

© STRINGER Chile / Reuters

A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou estado de exceção por catástrofe na província de Llanquihue e no município de Puerto Octay, após a primeira erupção no Calbuco, situado a 1.000 quilómetros a sul da capital, Santiago.

Esta decisão significa que as forças armadas e de segurança são destacadas para o terreno e tomam o controlo da situação, além de colaborarem na retirada de pessoas de uma área correspondente a um raio de 20 quilómetros em torno do vulcão, considerada "zona de exclusão imediata".

Após 43 anos de inatividade, o vulcão chileno Calbuco entrou em erupção na quarta-feira, lançando uma gigantesca coluna de fumo para o ar, próximo da cidade portuária de Puerto Montt, e levando as autoridades a emitir um alerta vermelho, o qual se mantém em vigor.


Lusa
  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11