sicnot

Perfil

Mundo

Segunda erupção num dia em vulcão adormecido há quase meio século no Chile

galeria de fotos

Uma nova erupção foi registada, esta quarta-feira, no vulcão Calbuco, no sul do Chile, pela segunda vez em apenas um dia, depois de ter estado 'adormecido' quase meio século, informaram as autoridades.

© STRINGER Chile / Reuters

© Stringer Shanghai / Reuters

© STRINGER Chile / Reuters

© Stringer Shanghai / Reuters

© STRINGER Chile / Reuters

© STRINGER Chile / Reuters

© STRINGER Chile / Reuters

© STRINGER Chile / Reuters

© STRINGER Chile / Reuters

A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou estado de exceção por catástrofe na província de Llanquihue e no município de Puerto Octay, após a primeira erupção no Calbuco, situado a 1.000 quilómetros a sul da capital, Santiago.

Esta decisão significa que as forças armadas e de segurança são destacadas para o terreno e tomam o controlo da situação, além de colaborarem na retirada de pessoas de uma área correspondente a um raio de 20 quilómetros em torno do vulcão, considerada "zona de exclusão imediata".

Após 43 anos de inatividade, o vulcão chileno Calbuco entrou em erupção na quarta-feira, lançando uma gigantesca coluna de fumo para o ar, próximo da cidade portuária de Puerto Montt, e levando as autoridades a emitir um alerta vermelho, o qual se mantém em vigor.


Lusa
  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.