Segunda erupção num dia em vulcão adormecido há quase meio século no Chile

galeria de fotos

Uma nova erupção foi registada, esta quarta-feira, no vulcão Calbuco, no sul do Chile, pela segunda vez em apenas um dia, depois de ter estado 'adormecido' quase meio século, informaram as autoridades.

© Stringer Shanghai / Reuters

© Stringer Shanghai / Reuters

© STRINGER Chile / Reuters

A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou estado de exceção por catástrofe na província de Llanquihue e no município de Puerto Octay, após a primeira erupção no Calbuco, situado a 1.000 quilómetros a sul da capital, Santiago.

Esta decisão significa que as forças armadas e de segurança são destacadas para o terreno e tomam o controlo da situação, além de colaborarem na retirada de pessoas de uma área correspondente a um raio de 20 quilómetros em torno do vulcão, considerada "zona de exclusão imediata".

Após 43 anos de inatividade, o vulcão chileno Calbuco entrou em erupção na quarta-feira, lançando uma gigantesca coluna de fumo para o ar, próximo da cidade portuária de Puerto Montt, e levando as autoridades a emitir um alerta vermelho, o qual se mantém em vigor.

• "Ainda falta muito em termos de estudo"

Opinião

Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

• Descoberta nova espécie de primatas em Angola

Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.