sicnot

Perfil

Mundo

Chile mantém estado de emergência em zona de erupção vulcânica

O Chile mantém o estado de exceção e de emergência por catástrofe nas localidades em torno do vulcão Calbuco, no sul do país, cuja dupla erupção, na quarta-feira, obrigou à retirada de mais de 4.000 pessoas.

© Stringer Shanghai / Reuters

O ministro do Interior chileno, Rodrigo Peñailillo, detalhou que se mantém a zona de exclusão de 20 quilómetros em torno do vulcão, a fim de proteger a população.

O vulcão Calbuco, localizado na região de Los Lagos, entrou na quarta-feira de forma inesperada em erupção, lançando uma enorme coluna de fumo e de cinzas, mas também expelindo rochas, depois de ter passado quase meio século 'adormecido'.

Em conferência de imprensa, o ministro do Interior detalhou que 237 afetados pela erupção vulcânica se encontram em sete albergues disponibilizados pelo Departamento Nacional de Emergência.

O chefe do gabinete da Presidente chilena, Michelle Bachelet, disse que foram entregues colchões, mantas e alimentos na região de Los Lagos, enquanto na de Araucania foram distribuídas máscaras devido à queda de cinza.

Foi também declarado um alerta sanitário na província de Llanquihue e Puerto Octay, mantendo-se o recolher obrigatório nas comunidades de Puerto Montt, Puerto Varas e Puerto Octay.

A medida estende-se entre as 23:45 até às 05:00 locais (03:45 e 09:00 de sexta-feira)

Segundo relatórios do Observatório Vulcanológico de Los Andes do Sul (OVDAS), com base na análise de informação recolhida através de estações de monitorização instaladas perto do Calbuco, o vulcão permanece instável, pelo que poder-se-ão registar novas erupções.

Por seu lado, o Serviço de Meteorologia assinalou no seu último relatório que as cinzas já chegaram a Curicó, cidade situada a 839 quilómetros do vulcão e a 207 quilómetros a sul de Santiago do Chile.

O Calbuco, com 2.015 metros de altura, encontra-se a 1.000 quilómetros a sul da capital chilena.


Lusa

  • " A melhoria das contas públicas não foi feita à custa dos portugueses"
    1:30

    País

    Numa espécie de balaço deste ano e meio de governação, o primeiro-ministro voltou a assinalar voltou a assinalar a redução do défice e as melhorias nas contas públicas. Num jantar com militantes em Coimbra, António Costa garantiu ainda que a "verdadeira reforça do Estado avança até ao final desta legislatura, que é a Descentralização.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • Norte também quer naturismo e praias de nudistas

    País

    O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu hoje a criação de praias naturistas legalizadas na região, fazendo a apologia da formação de associações e negando que este seja um destino conservador.