sicnot

Perfil

Mundo

Nova erupção vulcânica na Costa Rica obriga a encerramento do aeroporto internacional

O vulcão Turrialba entrou novamente em erupção, esta quinta-feira, expelindo uma coluna de cinzas que levou ao encerramento do aeroporto internacional de San Jose, anunciaram as autoridades.

© STRINGER Costa Rica / Reuters

O encerramento do aeroporto Juan Santamaria, situado a 80 quilómetros do vulcão, provocou a suspensão de todos os voos como medida de prevenção.

"A pista encontra-se coberta de cinzas. Nós tomaremos as medidas necessárias para fazer com que o aeroporto volte a estar operacional o mais rapidamente possível", disse Silvia Chaves, porta-voz da sociedade Aeris, que gere o terminal.

Pelo menos até à meia-noite (07:00 em Lisboa) permanecerá, contudo, encerrado.

Em meados de março, o aeroporto tinha já sido fechado, durante dois dias, devido à emissão de cinzas pelo Turrialba que atingiu a capital.

Cento e onze voos foram anulados, afetando 7.000 passageiros.

Em outubro passado as erupções de cinzas e de magma do Turrialba foram os primeiros sinais de atividade do vulcão de 3.340 metros de altitude, depois dos anos 90, quando "acordou" após de um repouso de 130 anos.



DM (FP) // JCS



Lusa/fim
  • Fuzileiros continuam no terreno a ajudar população
    3:03
  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44
  • Desacatos no aeroporto de Faro deixam turistas britânicos em terra
    1:46

    País

    Cinco pessoas, que integravam o grupo de turistas britânicos que nos últimos dias causou desacatos em Albufeira, foram ontem impedidas de regressar a Inglaterra. Agressões no aeroporto e desacatos à entrada do avião levaram os comandantes de dois voos a recusar levar aqueles passageiros.