sicnot

Perfil

Mundo

Nova erupção vulcânica na Costa Rica obriga a encerramento do aeroporto internacional

O vulcão Turrialba entrou novamente em erupção, esta quinta-feira, expelindo uma coluna de cinzas que levou ao encerramento do aeroporto internacional de San Jose, anunciaram as autoridades.

© STRINGER Costa Rica / Reuters

O encerramento do aeroporto Juan Santamaria, situado a 80 quilómetros do vulcão, provocou a suspensão de todos os voos como medida de prevenção.

"A pista encontra-se coberta de cinzas. Nós tomaremos as medidas necessárias para fazer com que o aeroporto volte a estar operacional o mais rapidamente possível", disse Silvia Chaves, porta-voz da sociedade Aeris, que gere o terminal.

Pelo menos até à meia-noite (07:00 em Lisboa) permanecerá, contudo, encerrado.

Em meados de março, o aeroporto tinha já sido fechado, durante dois dias, devido à emissão de cinzas pelo Turrialba que atingiu a capital.

Cento e onze voos foram anulados, afetando 7.000 passageiros.

Em outubro passado as erupções de cinzas e de magma do Turrialba foram os primeiros sinais de atividade do vulcão de 3.340 metros de altitude, depois dos anos 90, quando "acordou" após de um repouso de 130 anos.



DM (FP) // JCS



Lusa/fim
  • O mais sério aviso de Marcelo Rebelo de Sousa ao Governo
    3:15
  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • O sorriso de Jorge Jesus quando soube que o símbolo da Juventus mudou
    1:21

    Desporto

    A Juventus surpreendeu grande parte do mundo do futebol quando alterou completamente o emblema. Agora, o símbolo faz lembrar as iniciais do nome do treinador do Sporting. Jorge Jesus não sabia, mas ficou esta terça-feira a saber e parece ter gostado. O técnico de Alvalade regressa quarta-feira ao estádio da equipa italiana, que conhece muito bem.