sicnot

Perfil

Mundo

Nova erupção vulcânica na Costa Rica obriga a encerramento do aeroporto internacional

O vulcão Turrialba entrou novamente em erupção, esta quinta-feira, expelindo uma coluna de cinzas que levou ao encerramento do aeroporto internacional de San Jose, anunciaram as autoridades.

© STRINGER Costa Rica / Reuters

O encerramento do aeroporto Juan Santamaria, situado a 80 quilómetros do vulcão, provocou a suspensão de todos os voos como medida de prevenção.

"A pista encontra-se coberta de cinzas. Nós tomaremos as medidas necessárias para fazer com que o aeroporto volte a estar operacional o mais rapidamente possível", disse Silvia Chaves, porta-voz da sociedade Aeris, que gere o terminal.

Pelo menos até à meia-noite (07:00 em Lisboa) permanecerá, contudo, encerrado.

Em meados de março, o aeroporto tinha já sido fechado, durante dois dias, devido à emissão de cinzas pelo Turrialba que atingiu a capital.

Cento e onze voos foram anulados, afetando 7.000 passageiros.

Em outubro passado as erupções de cinzas e de magma do Turrialba foram os primeiros sinais de atividade do vulcão de 3.340 metros de altitude, depois dos anos 90, quando "acordou" após de um repouso de 130 anos.



DM (FP) // JCS



Lusa/fim
  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".

  • O regresso a casa depois do incêndio no Sardoal
    2:43
  • Cerca de 20 mil portugueses vivem em Barcelona
    1:44