sicnot

Perfil

Mundo

Piratas informáticos russos entraram nos sistemas do Pentágono

Piratas informáticos russos conseguiram aceder a uma rede de computadores não classificados do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Pentágono) no início deste ano, afirmou esta quinta-feira o secretário de Defesa, Ashton Carter.

Uma perspetiva aérea sobre o Pentágono. (Arquivo)

Uma perspetiva aérea sobre o Pentágono. (Arquivo)

© Jason Reed / Reuters

De acordo com o mesmo responsável, que falava numa universidade na Califórnia sobre tecnologia e cibersegurança, o incidente foi "rapidamente identificado" e as equipas de investigação seguiram o rasto dos piratas em 24 horas.

O Pentágono analisou "a atividade da rede, associada à Rússia, e rapidamente foram expulsos" da rede, afirmou.

Em março, o responsável pela Agência de Segurança Nacional, Michael Rogers, tinha já dito que a Rússia estava a fazer uma demonstração de força na área da cibersegurança por causa da situação na Crimeia e na Ucrânia.

Lusa
  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Marcelo comenta comparação de Centeno a Ronaldo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou esta quarta-feira a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e Ronaldo, considerando que "quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal".