sicnot

Perfil

Mundo

Piratas informáticos russos entraram nos sistemas do Pentágono

Piratas informáticos russos conseguiram aceder a uma rede de computadores não classificados do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Pentágono) no início deste ano, afirmou esta quinta-feira o secretário de Defesa, Ashton Carter.

Uma perspetiva aérea sobre o Pentágono. (Arquivo)

Uma perspetiva aérea sobre o Pentágono. (Arquivo)

© Jason Reed / Reuters

De acordo com o mesmo responsável, que falava numa universidade na Califórnia sobre tecnologia e cibersegurança, o incidente foi "rapidamente identificado" e as equipas de investigação seguiram o rasto dos piratas em 24 horas.

O Pentágono analisou "a atividade da rede, associada à Rússia, e rapidamente foram expulsos" da rede, afirmou.

Em março, o responsável pela Agência de Segurança Nacional, Michael Rogers, tinha já dito que a Rússia estava a fazer uma demonstração de força na área da cibersegurança por causa da situação na Crimeia e na Ucrânia.

Lusa
  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.