sicnot

Perfil

Mundo

Obama satiriza rivais e aliados políticos em jantar de correspondentes da Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um discurso cheio de humor no tradicional jantar de correspondentes da Casa Branca, o penúltimo do seu mandato, fazendo piadas tanto com aliados e como com rivais políticos.

© Jonathan Ernst / Reuters

No sábado à noite, Obama recebeu os jornalistas que asseguram a cobertura informativa da Casa Branca, um encontro que se realiza anualmente, e, com a corrida para as presidenciais do próximo ano já em curso, o presidente norte-americano atirou em várias direções.

"Ted Cruz disse que negar a existência das alterações climáticas fê-lo como Galileu", referindo-se a um dos candidatos que disputam a nomeação dos republicanos para as eleições presidenciais.

"Na verdade, essa não é uma comparação com sentido: Galileu acreditava que a Terra gira à volta do sol. Ted Cruz acredita que gira à volta de Ted Cruz", lançou.

Mas, as piadas de Obama não foram exclusivamente direcionadas para os adversários políticos: Hillary Clinton, que Obama derrotou nas primárias do Partido Democrático em 2008 e que depois se juntou à sua equipa governativa, foi satirizada pela forma como começou a sua campanha.

Destacando que a economia está difícil, Barack Obama disse: "Tenho uma amiga que há poucas semanas estava a fazer milhões de dólares por ano e agora está a viver numa carrinha no Iowa", afirmou o presidente dos Estados Unidos.

Hillary Clinton lançou a sua campanha às presidenciais de 2016 a viajar numa carrinha pelo Iowa.


Lusa
  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.