sicnot

Perfil

Mundo

Obama satiriza rivais e aliados políticos em jantar de correspondentes da Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um discurso cheio de humor no tradicional jantar de correspondentes da Casa Branca, o penúltimo do seu mandato, fazendo piadas tanto com aliados e como com rivais políticos.

© Jonathan Ernst / Reuters

No sábado à noite, Obama recebeu os jornalistas que asseguram a cobertura informativa da Casa Branca, um encontro que se realiza anualmente, e, com a corrida para as presidenciais do próximo ano já em curso, o presidente norte-americano atirou em várias direções.

"Ted Cruz disse que negar a existência das alterações climáticas fê-lo como Galileu", referindo-se a um dos candidatos que disputam a nomeação dos republicanos para as eleições presidenciais.

"Na verdade, essa não é uma comparação com sentido: Galileu acreditava que a Terra gira à volta do sol. Ted Cruz acredita que gira à volta de Ted Cruz", lançou.

Mas, as piadas de Obama não foram exclusivamente direcionadas para os adversários políticos: Hillary Clinton, que Obama derrotou nas primárias do Partido Democrático em 2008 e que depois se juntou à sua equipa governativa, foi satirizada pela forma como começou a sua campanha.

Destacando que a economia está difícil, Barack Obama disse: "Tenho uma amiga que há poucas semanas estava a fazer milhões de dólares por ano e agora está a viver numa carrinha no Iowa", afirmou o presidente dos Estados Unidos.

Hillary Clinton lançou a sua campanha às presidenciais de 2016 a viajar numa carrinha pelo Iowa.


Lusa
  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.