sicnot

Perfil

Mundo

Obama satiriza rivais e aliados políticos em jantar de correspondentes da Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um discurso cheio de humor no tradicional jantar de correspondentes da Casa Branca, o penúltimo do seu mandato, fazendo piadas tanto com aliados e como com rivais políticos.

© Jonathan Ernst / Reuters

No sábado à noite, Obama recebeu os jornalistas que asseguram a cobertura informativa da Casa Branca, um encontro que se realiza anualmente, e, com a corrida para as presidenciais do próximo ano já em curso, o presidente norte-americano atirou em várias direções.

"Ted Cruz disse que negar a existência das alterações climáticas fê-lo como Galileu", referindo-se a um dos candidatos que disputam a nomeação dos republicanos para as eleições presidenciais.

"Na verdade, essa não é uma comparação com sentido: Galileu acreditava que a Terra gira à volta do sol. Ted Cruz acredita que gira à volta de Ted Cruz", lançou.

Mas, as piadas de Obama não foram exclusivamente direcionadas para os adversários políticos: Hillary Clinton, que Obama derrotou nas primárias do Partido Democrático em 2008 e que depois se juntou à sua equipa governativa, foi satirizada pela forma como começou a sua campanha.

Destacando que a economia está difícil, Barack Obama disse: "Tenho uma amiga que há poucas semanas estava a fazer milhões de dólares por ano e agora está a viver numa carrinha no Iowa", afirmou o presidente dos Estados Unidos.

Hillary Clinton lançou a sua campanha às presidenciais de 2016 a viajar numa carrinha pelo Iowa.


Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.