sicnot

Perfil

Mundo

Presidente do Sudão reeleito com 94,5% dos votos

O Presidente sudanês, Omar al-Bashir, foi reeleito para um mandato de cinco anos com 94,5% dos votos, anunciou hoje a Comissão Eleitoral do Sudão. A vitória de Bashir num escrutínio boicotado pela oposição era esperada. 

© Mohamed Nureldin Abdallah / Reuters

"O número de votos obtidos pelo candidato Omar Hassan Ahmed al-Bashir, do Partido do Congresso Nacional, foi 5.252.478, ou seja, 94,5%", declarou o chefe da Comissão Eleitoral, Mokhtar al-Assam, perante a imprensa em Cartum, 10 dias após a realização do escrutínio.

Alguns elementos da assistência acolheram o anúncio aos gritos de "Allah Akbar" (Deus é grande, em árabe).

Bashir, alvo de um mandado de detenção do Tribunal Penal Internacional por genocídio no Darfur, tinha como concorrentes 13 candidatos pouco conhecidos. A oposição boicotou o escrutínio, considerando não estarem reunidas as condições para uma eleição livre e justa.

O candidato que ficou em segundo lugar, Fadl el-Sayed Shouiab, do pequeno Partido da Verdade Federal, obteve apenas 1,43% dos votos.

Segundo a Comissão Eleitoral, a participação foi de 46,4% nos quatro dias em que decorreu a votação, de 13 a 16 de abril. Os sudaneses escolheram igualmente os seus representantes para a assembleia nacional e assembleias regionais.

Estas segundas eleições multipartidárias desde a chegada ao poder de Bashir, em 1989, após um golpe de Estado, foram criticadas pela União Europeia, Reino Unido, Noruega e Estados Unidos.


Lusa
  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC