sicnot

Perfil

Mundo

Presidente do Sudão reeleito com 94,5% dos votos

O Presidente sudanês, Omar al-Bashir, foi reeleito para um mandato de cinco anos com 94,5% dos votos, anunciou hoje a Comissão Eleitoral do Sudão. A vitória de Bashir num escrutínio boicotado pela oposição era esperada. 

© Mohamed Nureldin Abdallah / Reuters

"O número de votos obtidos pelo candidato Omar Hassan Ahmed al-Bashir, do Partido do Congresso Nacional, foi 5.252.478, ou seja, 94,5%", declarou o chefe da Comissão Eleitoral, Mokhtar al-Assam, perante a imprensa em Cartum, 10 dias após a realização do escrutínio.

Alguns elementos da assistência acolheram o anúncio aos gritos de "Allah Akbar" (Deus é grande, em árabe).

Bashir, alvo de um mandado de detenção do Tribunal Penal Internacional por genocídio no Darfur, tinha como concorrentes 13 candidatos pouco conhecidos. A oposição boicotou o escrutínio, considerando não estarem reunidas as condições para uma eleição livre e justa.

O candidato que ficou em segundo lugar, Fadl el-Sayed Shouiab, do pequeno Partido da Verdade Federal, obteve apenas 1,43% dos votos.

Segundo a Comissão Eleitoral, a participação foi de 46,4% nos quatro dias em que decorreu a votação, de 13 a 16 de abril. Os sudaneses escolheram igualmente os seus representantes para a assembleia nacional e assembleias regionais.

Estas segundas eleições multipartidárias desde a chegada ao poder de Bashir, em 1989, após um golpe de Estado, foram criticadas pela União Europeia, Reino Unido, Noruega e Estados Unidos.


Lusa
  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.