sicnot

Perfil

Mundo

Presidente do Sudão reeleito com 94,5% dos votos

O Presidente sudanês, Omar al-Bashir, foi reeleito para um mandato de cinco anos com 94,5% dos votos, anunciou hoje a Comissão Eleitoral do Sudão. A vitória de Bashir num escrutínio boicotado pela oposição era esperada. 

© Mohamed Nureldin Abdallah / Reuters

"O número de votos obtidos pelo candidato Omar Hassan Ahmed al-Bashir, do Partido do Congresso Nacional, foi 5.252.478, ou seja, 94,5%", declarou o chefe da Comissão Eleitoral, Mokhtar al-Assam, perante a imprensa em Cartum, 10 dias após a realização do escrutínio.

Alguns elementos da assistência acolheram o anúncio aos gritos de "Allah Akbar" (Deus é grande, em árabe).

Bashir, alvo de um mandado de detenção do Tribunal Penal Internacional por genocídio no Darfur, tinha como concorrentes 13 candidatos pouco conhecidos. A oposição boicotou o escrutínio, considerando não estarem reunidas as condições para uma eleição livre e justa.

O candidato que ficou em segundo lugar, Fadl el-Sayed Shouiab, do pequeno Partido da Verdade Federal, obteve apenas 1,43% dos votos.

Segundo a Comissão Eleitoral, a participação foi de 46,4% nos quatro dias em que decorreu a votação, de 13 a 16 de abril. Os sudaneses escolheram igualmente os seus representantes para a assembleia nacional e assembleias regionais.

Estas segundas eleições multipartidárias desde a chegada ao poder de Bashir, em 1989, após um golpe de Estado, foram criticadas pela União Europeia, Reino Unido, Noruega e Estados Unidos.


Lusa
  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.