sicnot

Perfil

Mundo

Incêndio florestal avança em direção à central nuclear de Chernobil

Um incendio numa zona florestal do norte da Ucrânia está a avançar em direção à central nuclear de Chernobil, cenário da maior catástrofe nuclear da história, informou hoje o ministério do Interior ucraniano.  

© Valentyn Ogirenko / Reuters

"A situação com o incêndio florestal em torno da central de Chernobil agravou-se. As chamas atacam de novo a zona arborizada em direção à central nuclear", referiu na sua página do Facebook o ministro do Interior Arsen Avakov.  

O mesmo responsável explicou que as fortes rajadas de vento criaram uma ameaça de propagação do fogo numa zona situada a 20 quilómetros da central".  

"O fogo cobre uma superfície de 400 hectares de floresta. A Guarda nacional e unidades do ministério do Interior estão em estado de alerta", precisou.   

O primeiro-ministro, Arseniy Yatsenyuk, convocou os responsáveis pelas situações de emergência, dois dias após o 29.º aniversário do acidente com o quarto reator da central de Chernobil, que se assinalou no domingo.  

Antes, o ministro para as situações de emergência, Zorian Shkiriak, tinha assegurado que o incêndio não ameaçava Chernobil nem provocaria o aumento dos níveis de radiação na zona, ao garantir que o fogo tinha sido contido.  

Cerca de 200 pessoas estavam envolvidas no combate ao incêndio e dispunham de 30 camiões cisterna, helicópteros e aviões. 

No domingo, o Presidente ucraniano Petro Poroshenko apelou à ajuda internacional para impedir que uma repetição da catástrofe de Chernobil, uma central nuclear situada perto da fronteira com a Bielorrússia. 

Duas pessoas morreram diretamente devido à explosão do reator em 26 de abril de 1986 e outras 29, na maioria bombeiros, nos três meses seguintes, devido à radiação. 

Cerca de 600.000 pessoas que participaram nos trabalhos de reparações e de descontaminação receberam doses de radiação nocivas para a saúde. 


Lusa
  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

    SIC

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mas do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.