sicnot

Perfil

Mundo

Estado de alerta no sul do Peru devido a reativar de vulcão

Dois distritos do sul do Peru foram colocados em estado de alerta, dado o risco de explosões e emissões de gás do vulcão Ubinas, cujo reativação, no início de abril, poderá provocar a retirada de cinco mil pessoas. 

© Mariana Bazo / Reuters

"A declaração do estado de emergência nos distritos de Ubinas e Matalaque vai ser transmitida à presidência do conselho de ministros, para que lance as ações necessárias para ajudar a população perante uma eventual retirada", disse o governador regional de Moquegua, Jaime Rodriguez, à imprensa. 

Estas precauções foram tomadas depois de no Chile vizinho cerca de seis mil pessoas terem sido retiradas de suas casas, em consequência do reativar brutal do vulcão Calbuco, adormecido desde há 54 anos.

Pelo último recenseamento, de 2007, o distrito de Ubinas tem 3.725 habitantes e o de Matalaque 1.033.

O vulcão Ubinas, o mais ativo do Peru, reativou no início de abril, ao fim de quatro meses de acalmia, com várias explosões a libertarem gases tóxicos e provocarem uma chuva de cinzas. 

Situado a 1.250 quilómetros a sul de Lima, o vulcão culmina a uma altitude de 5.672 metros. 



Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57