sicnot

Perfil

Mundo

Estado de alerta no sul do Peru devido a reativar de vulcão

Dois distritos do sul do Peru foram colocados em estado de alerta, dado o risco de explosões e emissões de gás do vulcão Ubinas, cujo reativação, no início de abril, poderá provocar a retirada de cinco mil pessoas. 

© Mariana Bazo / Reuters

"A declaração do estado de emergência nos distritos de Ubinas e Matalaque vai ser transmitida à presidência do conselho de ministros, para que lance as ações necessárias para ajudar a população perante uma eventual retirada", disse o governador regional de Moquegua, Jaime Rodriguez, à imprensa. 

Estas precauções foram tomadas depois de no Chile vizinho cerca de seis mil pessoas terem sido retiradas de suas casas, em consequência do reativar brutal do vulcão Calbuco, adormecido desde há 54 anos.

Pelo último recenseamento, de 2007, o distrito de Ubinas tem 3.725 habitantes e o de Matalaque 1.033.

O vulcão Ubinas, o mais ativo do Peru, reativou no início de abril, ao fim de quatro meses de acalmia, com várias explosões a libertarem gases tóxicos e provocarem uma chuva de cinzas. 

Situado a 1.250 quilómetros a sul de Lima, o vulcão culmina a uma altitude de 5.672 metros. 



Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.