sicnot

Perfil

Mundo

Exército da Nigéria liberta 293 raparigas e mulheres raptadas pelo Boko Haram

O Exército da Nigéria anunciou hoje a libertação de 200 raparigas e 93 mulheres sequestradas pelo grupo terrorista Boko Haram no bosque de Sambisa, considerado como o bastião deste grupo jihadista.

© Afolabi Sotunde / Reuters

"Não podemos confirmar se as raparigas de Chibok (219 menores sequestradas há quase um ano pelo grupo) estejam entre as libertadas, assinalaram as autoridades nigerianas na sua conta oficial na rede Twitter, citada pela agência noticiosa Efe.

O porta-voz do Exército, Chris Olukolade, assegurou que as vítimas estão a ser submetidas a um processo de identificação que determinará se se tratam das raparigas de uma escola de Chibok, raptadas há um ano, a 14 de abril de 2014. 

Desde o lançamento de uma ofensiva conjunta com as tropas dos Camarões, do Chade e do Níger, a 14 de fevereiro passado, o Exército nigeriano registou o que é classificado como um "notável êxito" no combate ao Boko Haram, como a libertação de 60 cidades tomadas pelo grupo islamita em três Estados do norte do país. 

Fontes militares asseguram que a invasão do bosque de Sambisa poderá ser o culminar da ofensiva conjunta.

O grupo extremista nigeriano, que ameaça o Governo do seu país e que controla amplas áreas do norte do país (de maioria muçulmana), acaba de jurar fidelidade ao grupo terrorista autoproclamado Estado Islâmico, que proclamou um "califado" em zonas do Iraque e da Síria.

O Exército já deixou em outras ocasiões anúncios referentes às menores de Chibok, como um cessar-fogo feito público em outubro passado e que incluía a libertação imediata das raparigas.


Lusa
  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

    Última Hora

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.