sicnot

Perfil

Mundo

Exército da Nigéria liberta 293 raparigas e mulheres raptadas pelo Boko Haram

O Exército da Nigéria anunciou hoje a libertação de 200 raparigas e 93 mulheres sequestradas pelo grupo terrorista Boko Haram no bosque de Sambisa, considerado como o bastião deste grupo jihadista.

© Afolabi Sotunde / Reuters

"Não podemos confirmar se as raparigas de Chibok (219 menores sequestradas há quase um ano pelo grupo) estejam entre as libertadas, assinalaram as autoridades nigerianas na sua conta oficial na rede Twitter, citada pela agência noticiosa Efe.

O porta-voz do Exército, Chris Olukolade, assegurou que as vítimas estão a ser submetidas a um processo de identificação que determinará se se tratam das raparigas de uma escola de Chibok, raptadas há um ano, a 14 de abril de 2014. 

Desde o lançamento de uma ofensiva conjunta com as tropas dos Camarões, do Chade e do Níger, a 14 de fevereiro passado, o Exército nigeriano registou o que é classificado como um "notável êxito" no combate ao Boko Haram, como a libertação de 60 cidades tomadas pelo grupo islamita em três Estados do norte do país. 

Fontes militares asseguram que a invasão do bosque de Sambisa poderá ser o culminar da ofensiva conjunta.

O grupo extremista nigeriano, que ameaça o Governo do seu país e que controla amplas áreas do norte do país (de maioria muçulmana), acaba de jurar fidelidade ao grupo terrorista autoproclamado Estado Islâmico, que proclamou um "califado" em zonas do Iraque e da Síria.

O Exército já deixou em outras ocasiões anúncios referentes às menores de Chibok, como um cessar-fogo feito público em outubro passado e que incluía a libertação imediata das raparigas.


Lusa
  • Os apelos de Marcelo para a reforma do Estado
    1:36

    País

    O Presidente da República lamentou este sábado que o consenso para uma reforma do Estado seja um sonho adiado. No enceramento do congresso "Portugal no Futuro", Marcelo Rebelo de Sousa apelou a entendimentos em áreas estratégicas e defendeu que é preciso passar as palavras à ação, o quanto antes.

    Débora Henriques

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52