sicnot

Perfil

Mundo

Juncker diz que resposta europeia ao naufrágio no Mediterrâneo foi "insuficiente"

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou hoje, perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que a resposta do Conselho Europeu à tragédia humana que se vive no Mediterrâneo "foi imediata mas insuficiente".

REUTERS

Num debate no hemiciclo sobre as conclusões da cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da União Europeia celebrada na passada quinta-feira, em Bruxelas, após o naufrágio de 19 de abril que provocou cerca de 800 mortos, o presidente do executivo comunitário considerou que as conclusões adotadas foram "inferiores ao nível de ambição" que a situação exige.

Felicitando-se por a sua proposta de triplicar o orçamento da "operação Triton" (para 120 milhões de euros) ter sido aprovada, "após algumas hesitações iniciais", compensando assim o abandono da operação "Mare Nostrum" -- "o que foi um erro que custou vidas", assinalou -, Juncker lamentou que os líderes europeus não tenham ido mais longe.

"Não basta combater os sintomas da crise. É essencial fazer tudo para evitar que pessoas infelizes tenham que apanhar o barco. É essencial que os Estados-membros aumentem a ajuda ao desenvolvimento", defendeu Juncker, que quer também ver reforçada a solidariedade entre os Estados-membros ao nível de recolocação de refugiados.

Juncker lembrou que a Comissão vai apresentar, a 13 de maio, uma proposta de sistema de recolocação de refugiados e apontou que é necessário tratar "com toda a urgência das questões em torno da migração legal", pois os problemas existentes com a "porta" de entrada para a Europa é que levam muitos procurar entrar "pela janela".
  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC