sicnot

Perfil

Mundo

Primeira noite de recolher obrigatório em Baltimore com 35 detenções

A polícia de Baltimore informou hoje que foram detidas 35 pessoas durante o período em que vigorou o recolher obrigatório das 22:00 de terça-feira (03:00 de Lisboa) às 05:00 de quarta.

NOAH SCIALOM

"Destas 35 detenções, uma respeitou a um menor", indicou Eric Kowalczyk, porta-voz da polícia, durante uma conferência de imprensa. 

O chefe da polícia, Anthony Batts, tinha informado a existência de 15 feridos entre os agentes, dos quais dois tiveram de ser hospitalizados, e 27 detenções. 

Alguns minutos depois das 22:00, a polícia lançou várias bombas de fumo e gás pimenta para dispersar algumas dezenas de pessoas que ainda não tinham saído das ruas. 

Fontes policiais deram também conta do lançamento de objetos sobre os agentes, bem como de um incêndio perto de uma biblioteca. 

Porém, a situação não t3ve comparação com os motins que abalaram a cidade na segunda-feira, durante os quais grupos de jovens incendiaram edifícios e viaturas e pilharam estabelecimentos comerciais. Durante os confrontos, 20 polícias ficaram feridos.

Estes motins, que levaram as autoridades a estabelecer um recolher obrigatório durante uma semana, começaram na segunda-feira logo a seguir ao funeral de Freddie Gray, um negro de 25 anos morto em circunstâncias ainda por explicar. 

Lusa
  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.