sicnot

Perfil

Mundo

Austrália apela a luta regional contra o tráfico de droga

A ministra dos Negócios Estrangeiros australiana apelou hoje a uma estratégia regional para lidar com o tráfico de droga, defendendo que a pena de morte não vai impedir o tráfico ilegal, após a Indonésia ter executado sete estrangeiros.

© Sean Davey / Reuters

Camberra retirou o seu embaixador da Indonésia depois de dois australianos, Myuran Sukumaran e Andrew Chan, terem sido executados por fuzilamento na quarta-feira, juntamente com outros cinco estrangeiros e um indonésio.

"Não acredito que a pena de morte seja um dissuasor para o tráfico de droga que prolifera nesta região e acredito que temos de ter uma resposta regional", disse Julie Bishop.

A ministra avançou que a Austrália quer ter discussões com a Indonésia e outros países da região sobre os esforços para lidar com "o flagelo do tráfico de droga" que entra e sai dos países. 

"A Austrália também é vítima de tráfico de droga, mas não consigo perceber como é que executar dois jovens, que, na verdade, eram um exemplo de como reabilitar criminosos, pode dissuadir o comércio de drogas", afirmou.

A Indonésia defendeu as execuções como um elemento vital da sua "guerra contra as drogas"
  • Cavaco apela ao voto contra a eutanásia
    1:09

    País

    A eutanásia será discutida no Parlamento na terça-feira e os deputados do PS e PSD terão liberdade de voto. O PCP e CDS já se anteciparam e garantem que vão votar contra. Cavaco Silva é outra voz crítica em relação a esta questão. O ex-Presidente da República diz que é a decisão mais grave que os deputados podem tomar e apela que nas legislativas de 2019 não se vote nos partidos que forem a favor da morte medicamente assistida.

  • Papa terá pedido a bispos que rejeitem seminaristas homossexuais
    1:15
  • Duquesa de Sussex já tem brasão

    Harry & Meghan

    O Palácio de Kensington apresentou esta sexta-feira o brasão da Duquesa de Sussex, Meghan Markle. O brasão foi criado pelo College of Arms mas teve a ajuda da duquesa para que este fosse "pessoal e representativo".

    SIC

  • Moradores de Lake Worth recebem alerta para invasão de mortos-vivos

    Mundo

    E se de repente recebesse uma mensagem que alertava que a sua cidade estava a ser atacada por mortos-vivos? Foi o que aconteceu com os moradores da cidade norte-americana de Lake Worth, que foram surpreendidos durante a madrugada por uma mensagem de emergência dos serviços estatais, que os avisava de "atividade extrema de mortos-vivos".

    SIC