sicnot

Perfil

Mundo

Austrália apela a luta regional contra o tráfico de droga

A ministra dos Negócios Estrangeiros australiana apelou hoje a uma estratégia regional para lidar com o tráfico de droga, defendendo que a pena de morte não vai impedir o tráfico ilegal, após a Indonésia ter executado sete estrangeiros.

© Sean Davey / Reuters

Camberra retirou o seu embaixador da Indonésia depois de dois australianos, Myuran Sukumaran e Andrew Chan, terem sido executados por fuzilamento na quarta-feira, juntamente com outros cinco estrangeiros e um indonésio.

"Não acredito que a pena de morte seja um dissuasor para o tráfico de droga que prolifera nesta região e acredito que temos de ter uma resposta regional", disse Julie Bishop.

A ministra avançou que a Austrália quer ter discussões com a Indonésia e outros países da região sobre os esforços para lidar com "o flagelo do tráfico de droga" que entra e sai dos países. 

"A Austrália também é vítima de tráfico de droga, mas não consigo perceber como é que executar dois jovens, que, na verdade, eram um exemplo de como reabilitar criminosos, pode dissuadir o comércio de drogas", afirmou.

A Indonésia defendeu as execuções como um elemento vital da sua "guerra contra as drogas"
  • Um retrato devastador do "pior dia do ano"
    2:47