sicnot

Perfil

Mundo

Britânica no corredor da morte na Indonésia receia ser executada em breve

Uma mulher britânica condenada à morte na Indonésia por tráfico de droga criticou a execução "sem sentido e brutal" de dois australianos e manifestou receio de ser a próxima a enfrentar o pelotão de fuzilamento.

Achmad Ibrahim

Os traficantes Andrew Chan e Myuran Sukumaran foram executados na quarta-feira juntamente com outros cinco estrangeiros e um indonésio, apesar da onda de críticas da comunidade internacional e de súplicas por parte das famílias.

Lindsay Sandiford, que se encontra na mesma prisão onde estiveram os australianos em Bali, disse que os dois eram "homens reabilitados, bons homens que transformaram a vida das pessoas à sua volta". 

"As suas mortes sem sentido e brutais deixaram o mundo como um lugar mais pobre", disse através de um comunicado disponibilizado hoje à AFP.

A BBC citou o advogado da britânica, que disse que Sandiford receia ser a próxima a ser executada, numa altura em que o Presidente indonésio, Joko Widodo, lança uma campanha contra as drogas, defendendo que se trata de uma emergência nacional.


  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11