sicnot

Perfil

Mundo

Navios de guerra iranianos patrulham estreito estratégico no Iémen

Dois contratorpedeiros iranianos enviados para o Golfo de Áden para proteger navios mercantes chegaram à entrada de um estreito estratégico entre o Iémen e o Djibuti, anunciou hoje a Marinha do Irão.

© Stringer . / Reuters

"Estamos presentes no Golfo de Áden em conformidade com as regras internacionais para garantir a segurança de navios comerciais do nosso país contra a ameaça de piratas", afirmou o Chefe do Estado-Maior da Armada iraniana, o contra-almirante Habibollah Sayari, citado pela agência oficial IRNA.

 

A Marinha enviou os contratorpedeiros Alborz e Bushehr para patrulhar a entrada do estreito, acrescentou, precisando que a missão se prolonga até 22 de junho.

 

O estreito de Bab el-Mandeb, entre o Iémen e o Djibuti, é uma entrada estratégica para o Mar Vermelho, pela qual passam diariamente cerca de quatro milhões de barris de petróleo em navios com origem ou destino ao Canal de Suez.

 

Na semana passada, os Estados Unidos enviaram um porta-aviões e um cruzador para as águas ao largo do Iémen devido à aproximação de um conjunto de navios iranianos, regressando dias depois ao Golfo Pérsico, perante o recuo dos navios iranianos.

 

O Iémen é cenário de um conflito armado entre as milícias xiitas 'huthis', apoiadas pelo Irão, e as forças leais ao presidente, Abd Rabbo Mansur Hadi, apoiadas por uma coligação árabe liderada pela Arábia Saudita.

 


Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.