sicnot

Perfil

Mundo

ONU lança apelo urgente a doações para sobreviventes do sismo no Nepal

As Nações Unidas lançaram hoje um apelo urgente para que sejam feitas doações para os milhões de sobreviventes do sismo no Nepal, que enfrenta, agora um cenário de falta de alimentos, medicamentos e água potável.

© Athit Perawongmetha / Reuters

Cinco dias depois do sismo de magnitude 7,8 atingir o país, causando cerca de 5.500 mortos e milhares de feridos, as dificuldades logísticas atrasam a distribuição da ajuda humanitária aos sobreviventes, desesperados e ameaçados pela fome e pela sede. 

Tendo em conta a dimensão do desastre, a ONU lançou um apelo para a angariação de fundos no valor de 415 milhões de dólares (373 milhões euros) para dar resposta a emergências, considerando que 70.000 casas ficaram destruídas e 530.000 danificadas em 39 dos 75 distritos do país.

"Serão necessários três meses para responder às necessidades de ajuda de emergência, antes de se começar o processo de reconstrução", afirmou o coordenador das Nações Unidas para o Nepal, Jamie McGoldrick.


  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.