sicnot

Perfil

Mundo

ONU lança apelo urgente a doações para sobreviventes do sismo no Nepal

As Nações Unidas lançaram hoje um apelo urgente para que sejam feitas doações para os milhões de sobreviventes do sismo no Nepal, que enfrenta, agora um cenário de falta de alimentos, medicamentos e água potável.

© Athit Perawongmetha / Reuters

Cinco dias depois do sismo de magnitude 7,8 atingir o país, causando cerca de 5.500 mortos e milhares de feridos, as dificuldades logísticas atrasam a distribuição da ajuda humanitária aos sobreviventes, desesperados e ameaçados pela fome e pela sede. 

Tendo em conta a dimensão do desastre, a ONU lançou um apelo para a angariação de fundos no valor de 415 milhões de dólares (373 milhões euros) para dar resposta a emergências, considerando que 70.000 casas ficaram destruídas e 530.000 danificadas em 39 dos 75 distritos do país.

"Serão necessários três meses para responder às necessidades de ajuda de emergência, antes de se começar o processo de reconstrução", afirmou o coordenador das Nações Unidas para o Nepal, Jamie McGoldrick.


  • Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
    3:22

    País

    O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.

  • "Está prevista mais uma melhoria do rating para breve"
    2:46
  • Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
    1:47

    Economia

    A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.