sicnot

Perfil

Mundo

ONU lança apelo urgente a doações para sobreviventes do sismo no Nepal

As Nações Unidas lançaram hoje um apelo urgente para que sejam feitas doações para os milhões de sobreviventes do sismo no Nepal, que enfrenta, agora um cenário de falta de alimentos, medicamentos e água potável.

© Athit Perawongmetha / Reuters

Cinco dias depois do sismo de magnitude 7,8 atingir o país, causando cerca de 5.500 mortos e milhares de feridos, as dificuldades logísticas atrasam a distribuição da ajuda humanitária aos sobreviventes, desesperados e ameaçados pela fome e pela sede. 

Tendo em conta a dimensão do desastre, a ONU lançou um apelo para a angariação de fundos no valor de 415 milhões de dólares (373 milhões euros) para dar resposta a emergências, considerando que 70.000 casas ficaram destruídas e 530.000 danificadas em 39 dos 75 distritos do país.

"Serão necessários três meses para responder às necessidades de ajuda de emergência, antes de se começar o processo de reconstrução", afirmou o coordenador das Nações Unidas para o Nepal, Jamie McGoldrick.


  • Presidente catalão garante ter plano de contingência
    2:14
  • "Não há um verdadeiro debate democrático em Espanha"
    2:24
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    No Quadratura do Círculo desta quinta-feira, José Pacheco Pereira disse que este braço de ferro em território espanhol reforça a linha autoritária que existe em Espanha. Jorge Coelho considera que é urgente recorrer à diplomacia para definir um caminho a médio ou a longo prazo. Já o gestor Manuel Queiró afirma que Portugal não deve encarar este referendo com condescendência. 

  • Subimos ao novo miradouro no pilar da Ponte 25 de Abril
    2:06
  • Uber perde licença para operar em Londres

    Economia

    O regulador de transporte de Londres decidiu hoje que vai retirar à Uber a licença para operar na capital britânica. A proibição entra em vigor no final deste mês e vai afetar 40 mil motoristas da empresa multinacional norte-americana.

  • 60 sobreviventes resgatados dos escombros no México
    1:21