sicnot

Perfil

Mundo

Quase 200 imigrantes ilegais detidos na África do Sul

A polícia da África do Sul deteve 198 imigrantes ilegais numa operação realizada hoje em Joanesburgo, informaram as autoridades do país, cenário de uma vaga de ataques xenófobos nas últimas semanas.

© Stringer . / Reuters

No mês de abril, pelo menos sete trabalhadores estrangeiros morreram, entre os quais três moçambicanos, e milhares abandonaram as suas casas devido a uma série de ataques xenófobos, sobretudo em Joanesburgo e Durban.

Hoje, forças policiais apoiadas pelo exército detiveram 212 pessoas em Lenasia, a sul de Joanesburgo, depois de informações "indicando atividades criminosas na zona", disse um porta-voz da polícia, Kay Makhubela, citado pela agência France-Presse.

"O exército apoiou-nos durante a operação e as pessoas sem documentos legais foram questionadas por elementos da administração interna", acrescentou, precisando que a operação não se enquadra na resposta do governo aos ataques xenófobos.

Na operação foram apreendidas armas ilegais e drogas, disse o porta-voz.

Todos os detidos, apenas 14 dos quais são cidadãos sul-africanos, vão ser presentes a tribunal na próxima semana.

Milhões de imigrantes africanos, muitos deles ilegais, trabalham na África do Sul.

Lusa
  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.