sicnot

Perfil

Mundo

Quase 200 imigrantes ilegais detidos na África do Sul

A polícia da África do Sul deteve 198 imigrantes ilegais numa operação realizada hoje em Joanesburgo, informaram as autoridades do país, cenário de uma vaga de ataques xenófobos nas últimas semanas.

© Stringer . / Reuters

No mês de abril, pelo menos sete trabalhadores estrangeiros morreram, entre os quais três moçambicanos, e milhares abandonaram as suas casas devido a uma série de ataques xenófobos, sobretudo em Joanesburgo e Durban.

Hoje, forças policiais apoiadas pelo exército detiveram 212 pessoas em Lenasia, a sul de Joanesburgo, depois de informações "indicando atividades criminosas na zona", disse um porta-voz da polícia, Kay Makhubela, citado pela agência France-Presse.

"O exército apoiou-nos durante a operação e as pessoas sem documentos legais foram questionadas por elementos da administração interna", acrescentou, precisando que a operação não se enquadra na resposta do governo aos ataques xenófobos.

Na operação foram apreendidas armas ilegais e drogas, disse o porta-voz.

Todos os detidos, apenas 14 dos quais são cidadãos sul-africanos, vão ser presentes a tribunal na próxima semana.

Milhões de imigrantes africanos, muitos deles ilegais, trabalham na África do Sul.

Lusa
  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.