sicnot

Perfil

Mundo

Combates na Síria contra Estado Islâmico causam pelo menos 47 mortos

Pelo menos 47 pessoas morreram desde quinta-feira em combates registados em Tel Tamr, na Síria, entre o grupo extremista Estado Islâmico (EI) e forças curdas e cristãs, revelou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

© Hosam Katan / Reuters

Do total de mortes, 35 eram elementos do EI, que lançou um ataque para tentar controlar várias localidades da zona de Tel Tamr, na região de Al Hasaka. Entre os combatentes curdos sírios registaram-se doze mortos.

No final de fevereiro, o EI iniciou uma ofensiva em Al Hasaka, mas encontrou resistência por parte de milícias curdas e cristãs em combates travados na região.

Citado pela agência espanhola Efe, um comandante do grupo armado cristão, Kino Gabriel, contou hoje que alguns elementos do grupo extremista executaram atentados suicidas numa povoação para cortar a ligação entre as duas margens do rio Jabur.

As mílicias curdas conseguiram recuperar o domínio de algumas zonas próximas da via que liga Al Hasaka e Tel Tamr, referiu a mesma fonte.

A Síria confronta-se com uma guerra civil desde março de 2011 que já terá provocado mais de 220.000 mortos, com diversos grupos 'jihadistas' a controlarem vastos territórios. 

Lusa
  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.