sicnot

Perfil

Mundo

Galeria australiana retira retrato do Presidente indonésio

A galeria nacional de retratos da Austrália decidiu retirar uma imagem do Presidente indonésio Joko Widodo depois da execução de dois australianos, condenados à pena capital por tráfico de droga.

© Beawiharta Beawiharta / Reute

Andrew Chan, 31 anos, e Myuran Sukumaran, 34 anos, foram executados esta semana na Indonésia depois de condenados à morte por tráfico de droga após terem sido detidos no âmbito de uma operação contra o chamado "Bali Nine", um grupo de tráfico de heroína.

Além dos dois australianos, foram executados ainda outros cinco estrangeiros, incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte, e um indonésio.

Angus Trumble, diretor da galeria, justificou a retirada do retrato de Widodo com a pressão sentimental existente após as execuções.

"Tendo em conta as circunstâncias e a avaliação do risco de danos na obra de arte, decidi remover o retrato da exibição pública", salientou.

As autoridades australianas tentaram demover a Indonésia da execução, mas Jacarta ignorou os apelos e cumpriu as sentenças.



Lusa
  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22