sicnot

Perfil

Mundo

Uma em cada seis espécies animais ameaçada pelas alterações climáticas

Uma espécie animal em cada seis pode desaparecer em resultado das alterações climáticas, se prosseguir o atual ritmo das emissões de dióxido de carbono, alertaram na quinta-feira cientistas norte-americanos, que apelaram à ação urgente. 

© Ognen Teofilovski / Reuters

"Os resultados do estudo sugerem que os riscos de extinção vão intensificar-se com a subida das temperaturas do globo, estando ameaçadas até 16% das espécies animais se não houver mudança das políticas atuais", sublinhou Mark Urban, um investigador do Departamento de Ecologia e Biologia da Universidade do Connecticut, o autor principal deste  estudo publicado quinta-feira na revista Science.

Este cientista analisou 131 estudos incidentes sobre o impacto das alterações climáticas na fauna e flora, realizados em várias regiões do mundo e com recurso a diferentes métodos. 

Foi constatado que a perda de biodiversidade se acelera por cada grau Celsius (ºC) de aumento da temperatura. 

Na hipótese de um aumento de apenas dois graus Celsius das temperaturas mundiais até ao final do século, em relação à era pré-industrial, a ameaça de extinção incide sobre 5,2% das espécies, contra 2,8% atualmente. 

Se a subida da temperatura for de 3ºC no mesmo período, a percentagem sobe para 8,5 e se aumentar 4,3ºC então seria de 16% a quantidade de espécies animais ameaçadas. 

Na perspetiva da conferência internacional sobre o clima, que se vai desenrolar em Paris, em dezembro, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, alertou na quarta-feira que "há muito pouco tempo para evitar consequências graves para o planeta". 

Para o chefe da ONU, "os dados científicos são claros, o clima já está a mudar e a atividade humana é a principal causa desta evolução". 


Lusa
  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira