sicnot

Perfil

Mundo

Israel aconselha judeus a não viajar para Tunísia devido a ameaças terroristas

O Governo do Estado de Israel disse hoje que o país suspeita de "ameaças concretas" de ataques terroristas contra alvos judaicos ou israelitas na Tunísia por ocasião de uma festa judaica que se comemora na quinta-feira.

© Ammar Awad / Reuters

"A informação indica que há planos para ataques terroristas contra israelitas ou judeus na Tunísia", refere um comunicado do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, citado pela AFP.

As ameaças estão ligadas à festa judaica Lag BaOmer, que será celebrada a 7 de maio próximo, adianta o comunicado do Governo israelita, instando os judeus a não visitarem a Tunísia durante a festa.

Milhares de peregrinos visitam os túmulos de rabinos famosos na altura de Lag BaOmer, incluindo na Tunísia, na ilha de Djerba, onde existe uma das últimas comunidades judaicas no mundo árabe.

Vários milhares de judeus de França e Israel fazer a viagem para a ilha de Djerba todos os anos. Em 2002, 19 pessoas morreram, na sequência de um ataque à antiga sinagoga El Ghriba atribuído à Al-Qaeda.

Lusa
  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.