sicnot

Perfil

Mundo

Israel aconselha judeus a não viajar para Tunísia devido a ameaças terroristas

O Governo do Estado de Israel disse hoje que o país suspeita de "ameaças concretas" de ataques terroristas contra alvos judaicos ou israelitas na Tunísia por ocasião de uma festa judaica que se comemora na quinta-feira.

© Ammar Awad / Reuters

"A informação indica que há planos para ataques terroristas contra israelitas ou judeus na Tunísia", refere um comunicado do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, citado pela AFP.

As ameaças estão ligadas à festa judaica Lag BaOmer, que será celebrada a 7 de maio próximo, adianta o comunicado do Governo israelita, instando os judeus a não visitarem a Tunísia durante a festa.

Milhares de peregrinos visitam os túmulos de rabinos famosos na altura de Lag BaOmer, incluindo na Tunísia, na ilha de Djerba, onde existe uma das últimas comunidades judaicas no mundo árabe.

Vários milhares de judeus de França e Israel fazer a viagem para a ilha de Djerba todos os anos. Em 2002, 19 pessoas morreram, na sequência de um ataque à antiga sinagoga El Ghriba atribuído à Al-Qaeda.

Lusa
  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.