sicnot

Perfil

Mundo

Mais 253 imigrantes ilegais intercetados nas águas do Mediterrâneo

As autoridades francesas e espanholas intercetaram hoje um total de 253 imigrantes no Mediterrâneo, 217 perto da costa líbia, 25 a nordeste da ilha de Alborán e 11 no Estreito de Gibraltar, segundo as agências noticiosas France-Presse e EFE. 

© Darrin Zammit Lupi / Reuters

Um navio de patrulha em alto mar da marinha francesa, que integra o dispositivo da União Europeia para patrulha do Mediterrâneo, resgatou 217 náufragos que seguiam em três barcos perto da costa líbia.

Foram ainda sinalizados dois homens por suspeita de operarem como traficantes de imigrantes, devendo os imigrantes e os dois suspeitos ser entregues às autoridades italianas.

Esta tarde, uma equipa de Salvamento Marítimo, de Espanha, localizou, 25 milhas a nordeste da ilha de Alborán, um barco com 21 homens e quatro mulheres, todos aparentando estar de boa saúde.

Os imigrantes seguirão na embarcação "Guardamar Polimnia" até ao porto de Almeria, ao qual deverão chegar ao final da tarde.

Também hoje, mas pela manhã, a Guarda Civil de Ceuta intercetou, no Estreito de Gibraltar, um pequeno barco com 11 imigrantes subsaarianos a bordo, que se dirigia à costa de Cádis.

A intervenção das autoridades teve lugar após um alerta para a existência de uma embarcação que, pelas suas características, poderia transportar imigrantes clandestinos.

Uma vez intercetados, os imigrantes seguiram numa embarcação de Salvamento Marítimo para as instalações do Serviço Marítimo de Ceuta, onde os 11 homens com entre 20 e 35 anos - cinco oriundos da Guiné-Conacri, três da República do Congo e três da Costa do Marfim - foram entregues ao Corpo Nacional de Polícia.

Lusa
  • Passos começou a fazer oposição

    Bernardo Ferrão

    É inegável a habilidade política de António Costa mas no caso da TSU e do acordo de Concertação Social só cai quem quer. A verdade dos factos é que o primeiro-ministro fechou um acordo sabendo que não o podia cumprir. E agora tenta desviar-nos o olhar para o PSD, como se fosse ele o culpado, quando o problema está na geringonça. Antes de atacar Passos, Costa devia resolver os problemas em casa com o PCP e BE.

    Bernardo Ferrão

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.