sicnot

Perfil

Mundo

Homem de 101 anos resgatado dos escombros uma semana após o sismo no Nepal

Um homem de 101 anos foi retirado no sábado dos escombros da sua casa no Nepal, uma semana após o terremoto que causou mais de 7.000 mortos, disse hoje a polícia.

© Olivia Harris / Reuters

O idoso foi encontrado no sábado e foi hospitalizado, disse Arun Kumar Singh, um oficial da polícia local.

O balanço final do número de mortos do terremoto, que matou mais de 7.000 pessoas e causou mais de 14.000 feridos em abril no Nepal será "muito maior", advertiu hoje o ministro das Finanças do país dos Himalaias.

"Há aldeias que não temos sido capazes de alcançar, mas onde sabemos que todas as casas foram destruídas", disse Ram Sharan Mahat.

"As réplicas são infinitas e nós acreditamos que o número final de mortos será muito maior", acrescentou.

Por seu lado, o primeiro-ministro nepalês, Sushil Koirala, advertiu hoje em Katmandu que a crise humana que se seguiu ao terremoto pode piorar consideravelmente se as vítimas não recebem a ajuda de que necessitam antes da chegada das chuvas de monção.

Koirala proferiu estas declarações numa reunião com representantes do Programa Alimentar Mundial (PAM), na qual acrescentou nunca ter imaginado que um terremoto de 7,8 graus de magnitude pudesse atingir o Nepal, como aconteceu há uma semana.

O governante também pediu à comunidade internacional, com urgência, tendas, alimentos secos, equipamentos de purificação de água e medicamentos para as vítimas.

O PMA enviou alimentos para cerca de 80.000 vítimas do terremoto, segundo o diário local Himalayan Times.

As equipas de socorro elevam, diariamente, o número de vítimas do sismo à medida que vão conseguindo retirar corpos entre os escombros e acedendo a locais por vezes remotos ou de difícil acesso devido à destruição provocada pelo sismo.

O sismo ocorrido a 25 de abril provocou ainda elevados danos materiais, inclusivamente em edifícios classificado como património mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Lusa
  • Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP

    País

    Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • Passageiros do voo da Southwest Airlines usaram as máscaras de oxigénio ao contrário

    Mundo

    Uma pessoa morreu e sete outras ficaram feridas esta terça-feira depois de um avião da Southwest Airlines ter aterrado de emergência no aeroporto de Filadélfia, nos Estados Unidos. Ao longo da semana várias pessoas ligadas à aviação fizeram comentários sobre a forma como os passageiros utilizaram as máscaras de oxigénio, como é o caso de Bobby Laurie, um ex-comissário de bordo.

    SIC

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Cultura

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16