sicnot

Perfil

Mundo

Líder norte-coreano visitou novo centro de controlo de satélites

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, visitou as instalações de um recente centro de controlo de satélites e declarou que o país continuará a desenvolver tecnologia espacial apesar das sanções internacionais, revelou a agência norte-coreana KCNA.

© KCNA KCNA / Reuters

A agência oficial não especificou, contudo, quando Kim Jong-un visitou o centro.

"O desenvolvimento espacial pacífico é uma opção assumida pelo nosso partido e pela nossa gente e um direito legítimo da 'Shongun' (política norte-coreana que consiste em dar prioridade ao fortalecimento do setor militar)", disse Kim Jong-un durante a visita ao complexo e de acordo com a KCNA.

O líder norte-coreano disse também que o seu país não vai mudar o seu "estatuto de produtor-lançador de satélites, apesar das forças hostis o negarem" e reafirmou também o objetivo do país asiático em continuar o desenvolvimento espacial "sem ligar a quem se opõe".

A Coreia do Norte está sob sanções das Nações Unidas pelos seus lançamentos de foguetes considerados como mísseis balísticos pela comunidade internacional.

As resoluções da ONU proíbem o país de realizar ensaios nucleares, apesar da Coreia do Norte já ter desrespeitado a decisão várias vezes.

Durante a inspeção ao novo complexo, o líder norte-coreano elogiou o seu pai e antigo líder, Kim Jong-il, que, disse, "marcou o início da nova história de desenvolvimento espacial e provocou o maior lançamento de satélites nos mais de 5.000 anos de história da nação coreana".

Lusa
  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27