sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de pessoas apelam à paz no norte do Mali

Milhares de pessoas participaram no sábado numa concentração em Bamaco, capital do Mali, num apelo à paz no norte do país, horas depois de uma marcha de apoio à libertação de Ménaka, a 27 de abril, por um grupo armado pró-governo.

© Stringer . / Reuters

A concentração pela paz, pela reconciliação nacional e em defesa de um Mali "indivisível" foi marcada por organizações da sociedade civil e por líderes religiosos.

No passado dia 27 de abril, o grupo armado tuaregue Imghad, favorável ao governo de Bamaco, tomou o controlo da cidade rural de Ménaka, perto da fronteira nigeriana, que estava parcialmente controlada por grupos jihadistas (terroristas islamitas).

No encontro de hoje na capital do Mali, o chefe religioso Chérif Haidara afirmou que a paz no país terá que passar pela assinatura dos acordos de Argel", prevista para o dia 15 em Bamaco, sob mediação internacional da Argélia.

Lusa
  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano