sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de pessoas apelam à paz no norte do Mali

Milhares de pessoas participaram no sábado numa concentração em Bamaco, capital do Mali, num apelo à paz no norte do país, horas depois de uma marcha de apoio à libertação de Ménaka, a 27 de abril, por um grupo armado pró-governo.

© Stringer . / Reuters

A concentração pela paz, pela reconciliação nacional e em defesa de um Mali "indivisível" foi marcada por organizações da sociedade civil e por líderes religiosos.

No passado dia 27 de abril, o grupo armado tuaregue Imghad, favorável ao governo de Bamaco, tomou o controlo da cidade rural de Ménaka, perto da fronteira nigeriana, que estava parcialmente controlada por grupos jihadistas (terroristas islamitas).

No encontro de hoje na capital do Mali, o chefe religioso Chérif Haidara afirmou que a paz no país terá que passar pela assinatura dos acordos de Argel", prevista para o dia 15 em Bamaco, sob mediação internacional da Argélia.

Lusa
  • Explosão em Leicester destrói loja e apartamento

    Mundo

    Uma explosão seguida de incêndio, de causas ainda desconhecidas, este domingo à noite em Leicester, Inglaterra, foi classificada pela polícia local como um "grande incidente", que está a ser encarado como uma "operação de busca e salvamento".

    Em atualização

  • "Vejam a cor da seara: a parte mais amarela é provocada pelo stress"
    2:20
  • Rogério Alves "perplexo" com nomeação de Elina Fraga
    1:52

    País

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, admite que ficou "perplexo" com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente do PSD. Em entrevista ao DN e à TSF Rogério Alves acusa a também ex-bastonária de defender sempre o contrário do PSD e de se opor à modernização e simplificação da justiça.

  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39