sicnot

Perfil

Mundo

Pequeno tsunami atingiu ilhas japonesas sem vítimas ou danos materiais

Um pequeno tsunami atingiu esta manhã um grupo de ilhas japonesas no Pacífico depois de um sismo, sem contudo relatos de danos ou feridos, revelaram as autoridades nipónicas.

O sismo de magnitude 5,7 sacudiu o Japão ao início da madrugada a cerca de 456 quilómetros a sul de Tóquio, revelou o centro sismológico norte-americano, que monitoriza a atividade sísmica em todo o mundo.

Após o tremor de terra, a agência meteorológica japonesa emitiu um alerta de tsunami até um metro para as ilhas Izu, a sul de Tóquio, e para o arquipélago Ogasawara, no extremo sul, no Oceano Pacifico.

Os registos da agência meteorológica japonesa dão conta de pequenas ondas de 50 centímetros terem atingido a ilha de Hachijojima, uma das ilhas Izu, enquanto ondas menores foram registadas na costa de outras pequenas ilhas da zona.

Cerca de duas horas depois do choque, a agência cancelou o aviso sem relatos de feridos ou danos materiais.

O arquipélago japonês está localizado no chamado anel de fogo do Pacifico e regista anualmente centenas de sismos, muitos dos quais não percebidos pelos seres humanos.

Lusa
  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.