sicnot

Perfil

Mundo

Pequeno tsunami atingiu ilhas japonesas sem vítimas ou danos materiais

Um pequeno tsunami atingiu esta manhã um grupo de ilhas japonesas no Pacífico depois de um sismo, sem contudo relatos de danos ou feridos, revelaram as autoridades nipónicas.

O sismo de magnitude 5,7 sacudiu o Japão ao início da madrugada a cerca de 456 quilómetros a sul de Tóquio, revelou o centro sismológico norte-americano, que monitoriza a atividade sísmica em todo o mundo.

Após o tremor de terra, a agência meteorológica japonesa emitiu um alerta de tsunami até um metro para as ilhas Izu, a sul de Tóquio, e para o arquipélago Ogasawara, no extremo sul, no Oceano Pacifico.

Os registos da agência meteorológica japonesa dão conta de pequenas ondas de 50 centímetros terem atingido a ilha de Hachijojima, uma das ilhas Izu, enquanto ondas menores foram registadas na costa de outras pequenas ilhas da zona.

Cerca de duas horas depois do choque, a agência cancelou o aviso sem relatos de feridos ou danos materiais.

O arquipélago japonês está localizado no chamado anel de fogo do Pacifico e regista anualmente centenas de sismos, muitos dos quais não percebidos pelos seres humanos.

Lusa
  • Depois do Fogo
    0:25

    Reportagem Especial

    Uma semana depois do incêndio de Pedrogão Grande são muitas as histórias de perda e de sobrevivência, mas também de solidariedade de pessoas anónimas, que não dormiram durante dias a fio, para apoiar na logística do difícil combate ao incêndio florestal mais mortífero de que há memória. Depois do Fogo, hoje no Jornal da Noite.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.