sicnot

Perfil

Mundo

Pequeno tsunami atingiu ilhas japonesas sem vítimas ou danos materiais

Um pequeno tsunami atingiu esta manhã um grupo de ilhas japonesas no Pacífico depois de um sismo, sem contudo relatos de danos ou feridos, revelaram as autoridades nipónicas.

O sismo de magnitude 5,7 sacudiu o Japão ao início da madrugada a cerca de 456 quilómetros a sul de Tóquio, revelou o centro sismológico norte-americano, que monitoriza a atividade sísmica em todo o mundo.

Após o tremor de terra, a agência meteorológica japonesa emitiu um alerta de tsunami até um metro para as ilhas Izu, a sul de Tóquio, e para o arquipélago Ogasawara, no extremo sul, no Oceano Pacifico.

Os registos da agência meteorológica japonesa dão conta de pequenas ondas de 50 centímetros terem atingido a ilha de Hachijojima, uma das ilhas Izu, enquanto ondas menores foram registadas na costa de outras pequenas ilhas da zona.

Cerca de duas horas depois do choque, a agência cancelou o aviso sem relatos de feridos ou danos materiais.

O arquipélago japonês está localizado no chamado anel de fogo do Pacifico e regista anualmente centenas de sismos, muitos dos quais não percebidos pelos seres humanos.

Lusa
  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.