sicnot

Perfil

Mundo

Trinta feridos e dois detidos num protesto em Telavive

Pelo menos trinta pessoas ficaram feridas hoje, no segundo dia de um protesto em Telavive contra a violência e a discriminação da comunidade de origem etíope em Israel, informaram fontes médicas citadas pela AFP.

Reuters

Nos protestos na Praça Rabin, a polícia utilizou gás lacrimogéneo, gás pimenta e canhões de água para dispersar os manifestantes quando se aproximaram do edifício do município, atirando pedras, garrafas e até cadeiras de restaurantes.

De acordo com os serviços médicos de emergência, 23 agentes policiais e sete manifestantes ficaram feridos. Dois manifestantes foram detidos.

Os protestos aconteceram dias depois de, a 26 de abril, ter sido divulgado na Internet um vídeo amador que regista dois agentes policiais a agredirem um emigrante etíope em Holón.

A comunidade judia etíope lamenta que as autoridades tenham atitudes racistas e discriminatórias para com esta população.

"Cerca de 70 por cento dos etíopes vive concentrado em guetos em 17 localidades, o que cria tensões com o resto da população", afirmou Avi, um dos membros da comunidade, citado pela Efe.



Lusa
  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos únicos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Tiroteio em Espanha causa três mortos

    Mundo

    Um tiroteio na cidade espanhola de Teruel, na região de Aragão, fez esta quinta-feira três mortos, entre os quais dois elementos da Guardia Civil. O atirador está em fuga.

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC