sicnot

Perfil

Mundo

Ártico está a entrar numa "nova era" com as alterações climáticas

As alterações no Oceano Ártico estão a ser tão profundas que toda a região está a entrar numa "nova era", afirmam cientistas noruegueses.

© Staff Photographer / Reuters

Imagem de satélite tirada a 17 de Setembro de 2014. A linha vermelha representa o limite que da área gelada entre 1981 e 2010.

Imagem de satélite tirada a 17 de Setembro de 2014. A linha vermelha representa o limite que da área gelada entre 1981 e 2010.

© NASA NASA / Reuters

Uma mudança na camada de gelo permanente em que a camada mais fina desaparece no Verão tem grandes implicações no ambiente. São estas alterações que uma equipa de cientistas do  Instituto Polar Norueguês quer determinar.

A bordo do navio científico "Lance", a equipa chegou a cerca de 800 km do Polo Norte nos meses mais frios do Inverno. Segundo explicou o diretor do Instituto Jan-Gunnar Winther à BBC, é medindo o que se passa com o gelo durante o Inverno que se podem tirar conclusões e definir cenários futuros.

"Não temos quase dados nenhuns sobre o Oceano Ártico no Inverno - com algumas excepções - por isso esta informação é muito importatnte para percebermos o processo quando o gelo está a congelar no início do Inverno e também aqui estaremos quando começar a derreter no Verão", disse Jan-Gunnar Winther.

Por isso, recolher dados de como está o gelo agora vai ajudar a melhorar os modelos climáticos o que, por sua vez, ajudará a fazer melhor as projecções sobre as alterações climáticas.

Esta investigação norueguesa surge na sequência da divulgação dos resultados de cientistas norte-americanos de que a superfície gelada do Oceano Ártico no Inverno 2014/2015 registou a 25 de fevereiro um  mínimo histórico.
 





  • Caçadores de auroras boreais
    4:12

    Mundo

    Dois realizadores passaram três meses num dos locais mais inóspitos do planeta para filmar as Luzes do Norte, também conhecidas por Aurora Boreal, no ártico norueguês. O resultado vai dar origem a um documentário.

  • Explorador polar britânico partilha emoções das viagens aos polos
    3:12

    País

    Foi um dos convidados internacionais da 6ª Conferência Polar portuguesa. Antony Jinman, explorador polar britânico, já fez 16 expedições ao Ártico e à Antártida. Este ano esquiou sozinho mais de 1300 quilómetros até ao Pólo Sul geográfico, em apenas 47 dias, e interagiu com mais de 8 mil alunos de 63 escolas. O objetivo deste aventureiro, que falou com a SIC no Porto, é inspirar os mais jovens a conhecer e conservar o mundo natural.

  • Portugueses lançam projeto que estuda ambiente das regiões polares
    2:23

    País

    Projeto 3D Antártida é este o nome do estudo do ambiente dos polos levado a cabo por um grupo de cientistas portugueses Instituto de Geografia de Ordenamento do Território e do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Para tal, os investigadores lançaram uma campanha de financiamento coletivo para a aquisição um veículo aéreo não tripulado, para fotografia e cartografia na Antártida e no Ártico. Para estes cientistas, o Projeto 3D Antártida será num passo importante para a investigação científica nacional em diferentes frentes, como a das alterações climáticas ou da poluição que chega a locais tão remotos.

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.