sicnot

Perfil

Mundo

Irão proíbe "penteados satânicos" para homens

Os cortes de cabelo masculinos considerados "satânicos" foram proibidos pelas autoridades iranianas, noticiou hoje a imprensa local, que refere também a proibição de tatuagens e cuidados de beleza.  

As cristas tornaram-se moda entre a juventude iraniana e são alvo das críticas das faixas mais conservadoras da sociedade por não estarem em conformidade com os preceitos do Islão.

As cristas tornaram-se moda entre a juventude iraniana e são alvo das críticas das faixas mais conservadoras da sociedade por não estarem em conformidade com os preceitos do Islão.

© Fredy Builes / Reuters

Nos últimos anos, vários cortes de cabelo e penteados, nomeadamente as cristas, tornaram-se moda entre a juventude iraniana, alvo das críticas das faixas mais conservadoras da sociedade por não estarem em conformidade com os preceitos do Islão.   
"Os cortes de cabelo que se identificam com cultos satânicos estão, a partir de agora, proibidos", declarou Mostafa Govahi, chefe da associação dos cabeleireiros para homens iraniana, citado pela agência ISNA, sem especificar quais os tipos de cortes abrangidos pela medida. 

Govahi ameaçou suspender a licença dos cabeleireiros que aceitem fazer estes cortes "em violação dos regulamentos do regime islâmico". 

De acordo com Govahi, a associação identificou os cabeleireiros que oferecem este tipo de cortes e que trabalham sem licença. 

O novo regulamento proíbe também as tatuagens nos homens, uma tradição antiga no Irão, a frequência de solários e a depilação das sobrancelhas, rotina muito popular entre as iranianas. 


Lusa
  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47