sicnot

Perfil

Mundo

Irão proíbe "penteados satânicos" para homens

Os cortes de cabelo masculinos considerados "satânicos" foram proibidos pelas autoridades iranianas, noticiou hoje a imprensa local, que refere também a proibição de tatuagens e cuidados de beleza.  

As cristas tornaram-se moda entre a juventude iraniana e são alvo das críticas das faixas mais conservadoras da sociedade por não estarem em conformidade com os preceitos do Islão.

As cristas tornaram-se moda entre a juventude iraniana e são alvo das críticas das faixas mais conservadoras da sociedade por não estarem em conformidade com os preceitos do Islão.

© Fredy Builes / Reuters

Nos últimos anos, vários cortes de cabelo e penteados, nomeadamente as cristas, tornaram-se moda entre a juventude iraniana, alvo das críticas das faixas mais conservadoras da sociedade por não estarem em conformidade com os preceitos do Islão.   
"Os cortes de cabelo que se identificam com cultos satânicos estão, a partir de agora, proibidos", declarou Mostafa Govahi, chefe da associação dos cabeleireiros para homens iraniana, citado pela agência ISNA, sem especificar quais os tipos de cortes abrangidos pela medida. 

Govahi ameaçou suspender a licença dos cabeleireiros que aceitem fazer estes cortes "em violação dos regulamentos do regime islâmico". 

De acordo com Govahi, a associação identificou os cabeleireiros que oferecem este tipo de cortes e que trabalham sem licença. 

O novo regulamento proíbe também as tatuagens nos homens, uma tradição antiga no Irão, a frequência de solários e a depilação das sobrancelhas, rotina muito popular entre as iranianas. 


Lusa
  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.