sicnot

Perfil

Mundo

Irão proíbe "penteados satânicos" para homens

Os cortes de cabelo masculinos considerados "satânicos" foram proibidos pelas autoridades iranianas, noticiou hoje a imprensa local, que refere também a proibição de tatuagens e cuidados de beleza.  

As cristas tornaram-se moda entre a juventude iraniana e são alvo das críticas das faixas mais conservadoras da sociedade por não estarem em conformidade com os preceitos do Islão.

As cristas tornaram-se moda entre a juventude iraniana e são alvo das críticas das faixas mais conservadoras da sociedade por não estarem em conformidade com os preceitos do Islão.

© Fredy Builes / Reuters

Nos últimos anos, vários cortes de cabelo e penteados, nomeadamente as cristas, tornaram-se moda entre a juventude iraniana, alvo das críticas das faixas mais conservadoras da sociedade por não estarem em conformidade com os preceitos do Islão.   
"Os cortes de cabelo que se identificam com cultos satânicos estão, a partir de agora, proibidos", declarou Mostafa Govahi, chefe da associação dos cabeleireiros para homens iraniana, citado pela agência ISNA, sem especificar quais os tipos de cortes abrangidos pela medida. 

Govahi ameaçou suspender a licença dos cabeleireiros que aceitem fazer estes cortes "em violação dos regulamentos do regime islâmico". 

De acordo com Govahi, a associação identificou os cabeleireiros que oferecem este tipo de cortes e que trabalham sem licença. 

O novo regulamento proíbe também as tatuagens nos homens, uma tradição antiga no Irão, a frequência de solários e a depilação das sobrancelhas, rotina muito popular entre as iranianas. 


Lusa
  • "O Governo elegeu o PSD e o CDS-PP como uma espécie de forças do mal"
    1:06

    País

    Pedro Passos Coelho diz que seja quem for o próximo líder do PSD, dificilmente o "radicalismo" do Governo vai permitir que exista diálogo. Depois de António Costa ter dito que a relação com o PSD vai melhorar com a futura liderança, foi a vez de Passos afirmar que foi o Governo que encarou sempre a oposição como uma "força do mal".

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.

  • Panorama BBC revela e analisa documentos dos Paradise Papers
    2:22

    Mundo

    Depois dos Panama Papers chegaram os Paradise Papers, documentos revelados e analisados por dezenas de órgãos de imprensa mundial. Esta noite, na SIC Notícias, o Panorama BBC revela e analisa documentos relacionados com este processo.

    Hoje na SIC Notícias