sicnot

Perfil

Mundo

Jean Marie Le Pen considera sua suspensão da Frente Nacional como ato criminoso

O líder histórico da extrema-direita francesa, Jean Marie Le Pen, classificou hoje como um "ato criminoso" a sua suspensão da Frente Nacional, liderada pela sua filha Marine Le Pen.

© Philippe Wojazer / Reuters

"É um ato criminoso. Manifesto o desejo de que Marine Le Pen me devolva o meu nome", disse Jean Marie Le Pen, de 86 anos.

O cofundador da Frente Nacional disse também estar disposto a utilizar "todos os meios" para contrariar uma decisão que "indigna" os apoiantes do partido.

Jean-Marie Le Pen foi hoje "suspenso" da Frente Nacional (FN) por causa das polémicas declarações feitas em abril sobre o holocausto e a imigração.

O comunicado avança que o partido vai convocar uma assembleia partidária "nos próximos três meses" para decidir se lhe será retirado o seu atual estatuto de presidente honorário do partido. 

Jean-Marie Le Pen está em conflito aberto com a sua filha Marine, que voltou a desafiar a 2 de abril ao retomar as declarações sobre as câmaras de gás, um "detalhe" da História na sua perspetiva. Alguns dias mais tarde, criticou a democracia e insistiu na necessidade de "salvar a Europa boreal e o mundo branco". 









Lusa
  • Donaldtrumpi, a traça

    Mundo

    O investigador Vazrick Nazari decidiu dar o nome de Donald Trump a uma nova espécie de traça. O inseto foi descoberto na Califórnia e tem algo em comum com o Presidente dos Estados Unidos: uma pelagem loura muito parecida ao penteado de Trump.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.