sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 40 mil angolanos afetados pela seca a sul procuram alimentos na Namíbia

Mais de 40 mil angolanos estão a necessitar de ajuda alimentar e de água, no município do Curoca, província do Cunene, devido à seca, sendo para muitos a alternativa o recurso à vizinha República da Namíbia. 

Arquivo

Arquivo

© Lunae Parracho / Reuters

O problema, que afeta 41.750 pessoas, foi confirmado pelo administrador municipal do Curoca, Francisco Ngoloimue, que considerou "crítica" a situação, que se regista há quatro anos consecutivos naquela região. 

O responsável sublinhou que a falta de água afeta, além das pessoas, o gado, estando neste momento o abastecimento de água a ser feito nas áreas de fácil acesso, através de cisternas e nas de difícil acessibilidade por meio de furos subterrâneos. 

Francisco Ngoloimue, citado hoje pela agência noticiosa angolana, Angop, frisou ainda que devido a situação um grande número de afetados está a procurar na Namíbia bens alimentares e escolas para as crianças.

Segundo o administrador, existem na região 48 furos de água, mas apenas 38 estão em funcionamento devido a falta de peças de reposição.

Acrescentou que muitas famílias têm sobrevivido estes anos de apoio governamental, de igrejas e de organizações não-governamentais, com a distribuição de bens alimentares às comunidades.

 

Lusa
  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.