sicnot

Perfil

Mundo

Princesa britânica chama-se Charlotte Elizabeth Diana

 A filha recém-nascida dos príncipes britânicos William e Kate, chama-se Charlotte Elizabeth Diana, e será oficialmente designada princesa real Charlotte de Cambridge, a quarta na linha de sucessão ao trono, anunciou hoje a casa real britânica. 

© POOL New / Reuters

O anúncio dos nomes próprios da princesa foi feito num comunicado de duas linhas divulgado pelo palácio de Kensington, a residência londrina dos príncipes, o duque e a duquesa de Cambridge. 

Os nomes escolhidos para a bebé, nascida no sábado, são uma tripla homenagem ao seu avô paterno, o príncipe Carlos, herdeiro do trono do Reino Unido, à bisavó, a rainha Isabel II, e à falecida mãe de William, Diana, cuja morte num acidente de automóvel em 1997 provocou uma onda geral de consternação.

O nome Charlotte era um dos favoritos dos apostadores e faz parte da história da realeza: A mulher do rei Jorge III, a rainha Charlotte (1761-1818), era uma botânica amadora que usava o seu segundo nome em vez do primeiro, Sophie.

Jorge IV também chamou à única filha Charlotte, mas esta morreu ao dar à luz, aos 21 anos, em 1817. 

A filha mais nova de William, de 32 anos, e de Kate, de 33, é a quarta na linha sucessória, depois de seu irmão - o príncipe George de Cambridge, que a 22 de julho completará dois anos -, de seu pai e do seu avô, o príncipe Carlos.
  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

    Mundo

    Uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou hoje à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero, de acordo com o relatório final. O mesmo documento, com 189 recomendações e 17 volumes, indicou que deve também ser esclarecido até onde vai o segredo da confissão quando estão em causa provas de crimes contra menores.

  • Trabalhos de estabilização de solos nas áreas ardidas começam na Lousã
    1:24

    País

    Vários concelhos afetados pelos incêndios estão a começar a receber uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas. O trabalho arrancou esta quinta-feira na zona da Lousã e tem como objetivo reduzir o impacto da chuva nos terrenos afetados pelos fogos. Nos trabalhos, estão presentes o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro e a Força Especial de Bombeiros.

  • Anúncio de lince ibérico no OLX sob investigação
    1:25

    País

    A GNR está a investigar um anúncio de venda de um lince ibérico no site de classificados OLX. As autoridades admitem poder tratar-se de uma bricandeira, mas sendo o lince uma espécie protegida e a sua captura e venda um crime, o caso está a ser investigado. O anúncio foi entretanto retirado do site.

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC