sicnot

Perfil

Mundo

Princesa britânica chama-se Charlotte Elizabeth Diana

 A filha recém-nascida dos príncipes britânicos William e Kate, chama-se Charlotte Elizabeth Diana, e será oficialmente designada princesa real Charlotte de Cambridge, a quarta na linha de sucessão ao trono, anunciou hoje a casa real britânica. 

© POOL New / Reuters

O anúncio dos nomes próprios da princesa foi feito num comunicado de duas linhas divulgado pelo palácio de Kensington, a residência londrina dos príncipes, o duque e a duquesa de Cambridge. 

Os nomes escolhidos para a bebé, nascida no sábado, são uma tripla homenagem ao seu avô paterno, o príncipe Carlos, herdeiro do trono do Reino Unido, à bisavó, a rainha Isabel II, e à falecida mãe de William, Diana, cuja morte num acidente de automóvel em 1997 provocou uma onda geral de consternação.

O nome Charlotte era um dos favoritos dos apostadores e faz parte da história da realeza: A mulher do rei Jorge III, a rainha Charlotte (1761-1818), era uma botânica amadora que usava o seu segundo nome em vez do primeiro, Sophie.

Jorge IV também chamou à única filha Charlotte, mas esta morreu ao dar à luz, aos 21 anos, em 1817. 

A filha mais nova de William, de 32 anos, e de Kate, de 33, é a quarta na linha sucessória, depois de seu irmão - o príncipe George de Cambridge, que a 22 de julho completará dois anos -, de seu pai e do seu avô, o príncipe Carlos.
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Inspetores do SEF cansados das promessas do Governo
    1:00

    País

    O sindicato do SEF garante que a segurança contra o terrorismo vai ser assegurada na greve de quinta-feira e sexta-feira nos aeroportos. Acácio Pereira, do sindicato, diz que os inspetores são quase escravos e que estão fartos das promessas do Governo. A greve deverá afetar cerca de 30 mil pessoas. 

  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".