sicnot

Perfil

Mundo

Um dos envolvidos no tiroteio no Texas foi investigado por terrorismo

 A polícia federal dos Estados Unidos (FBI) indicou que um dos suspeitos que planeava atacar um concurso de caricaturas de Maomé em Garland (Texas) é um indivíduo que foi investigado por terrorismo, informou hoje o canal ABC News. 

© Nancy Wiechec / Reuters

Segundo a estação norte-americana, que citou um responsável do FBI que falou sob anonimato, o suspeito foi identificado como Elton Simpson, um indivíduo residente no estado do Arizona (sudoeste dos Estados Unidos) que esteve envolvido há cinco anos numa investigação por alegadas ligações terroristas. 

Na altura, Elton Simpson foi condenado por ter mentido aos agentes do FBI sobre os seus planos de viagem para o continente africano. Posteriormente, um juiz decidiu que as autoridades não tinham conseguido confirmar as intenções de Elton Simpson de integrar um grupo terrorista. 

Simpson e um outro homem foram abatidos no domingo pela polícia de Garland, nos subúrbios de Dallas, quando se aproximaram de carro do Curtis Culwell Center, local onde estava a decorrer um concurso de caricaturas do profeta Maomé.

Os dois homens saíram do veículo e abriram fogo, ferindo um agente das forças de segurança que estava no local. 

Após um tiroteio que demorou alguns segundos, os dois suspeitos acabaram por ser abatidos por dois agentes da polícia.

Ainda no domingo, o FBI deslocou-se ao apartamento de Elton Simpson, situado numa zona residencial a norte da cidade de Phoenix. 

Um canal de televisão local avançou entretanto que os dois homens partilhavam a mesma casa.

Segundo o centro norte-americano de vigilância de 'sites' islamitas (SITE), um homem que afirmou pertencer ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) escreveu no domingo na rede social Twitter que o ataque tinha sido perpetrado por dois simpatizantes do movimento.

Num conjunto de mensagens ('tweets') datados de 03 de maio, o homem identificado como Abu Hussain Al Britani -- segundo o centro norte-americano o nome do 'jihadista' britânico Junaid Hussain -, afirmou que "dois irmãos tinham aberto fogo contra uma exposição artística sobre o profeta Maomé no Texas", cujos participantes "pensavam que no Texas estavam a salvo dos soldados do EI".



Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.