Astrofísicos captam primeira imagem de exoplaneta mais próximo da Terra

Astrofísicos captaram a imagem do planeta gigante VHS 1256b, que é o planeta extrassolar mais próximo da Terra do qual se conseguiu, até hoje, obter imagens e um espetro, divulgou o Instituto de Astrofísica das Canárias, Espanha.

© Ho New / Reuters

O VHS 1256b tem um tamanho semelhante a Júpiter, mas uma massa 11 vezes superior à do maior planeta do Sistema Solar, e orbita uma estrela anã vermelha que está a 40 anos-luz da Terra.

A distância a que o exoplaneta está da Terra e o seu brilho permitiram aos cientistas estudá-lo com detalhe.

"Devido à sua juventude e proximidade, fomos capazes de obter, pela primeira vez, com grande detalhe o espetro de um exoplaneta no visível", disse Victor Sánchez Béjar, do Instituto de Astrofísica das Canárias, e coautor do estudo, citado hoje em comunicado no portal da instituição.

O espetro resulta da radiação da luz emitida, neste caso pelo planeta, nas várias cores que a constituem e apresenta riscas que funcionam como a impressão digital dos elementos que compõem o objeto observado.

O VHS 1256b é um dos planetas fora do Sistema Solar mais brilhantes e orbita a sua estrela a uma distância cem vezes a que separa a Terra do Sol. Forma um sistema planetário com uma idade entre 150 a 300 milhões de anos, sendo, por isso, 15 a 30 vezes mais jovem do que o Sistema Solar.

Os cientistas creem que o exoplaneta assemelha-se à aparência provável de Júpiter há 4,2 mil milhões de anos. Na atmosfera de VHS 1256b foram detetados traços de vapor de água e metais alcalinos, normais nestes planetas, mas não metano, ao contrário do que seria esperado.

Os resultados da investigação, desenvolvida em parceria com o Centro de Astrobiologia de Torrejón de Ardoz e a Universidade Politécnica de Cartagena, ambos também em Espanha, serão publicados na quarta-feira na revista The Astrophysical Journal.

A equipa de astrofísicos usou, para o estudo, o espectrógrafo (instrumento que faz o registo fotográfico de um espetro) OSIRIS do telescópio das Canárias.

• Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira

Desporto

O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

• Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas

Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

• Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana