sicnot

Perfil

Mundo

Paralisação dos maquinistas na Alemanha começou e tem duração prevista de uma semana

Também na Alemanha há uma greve a gerar polémica. A greve dos maquinistas começou esta segunda-feira e vai durar sete dias, até domingo. Trata-se da paralisação mais longa na história dos caminhos de ferro na Alemanha. Os primeiros comboios a parar foram os de carga. Os de transporte de passageiros param a partir desta terça-feira. Os maquinistas estão em guerra com a companhia e recusam por exemplo um aumento de 4,7% faseado. A greve foi marcada depois de terem falhado as negociações entre o sindicato e a ferroviária alemã. A companhia diz que a paralisação é "inapropriada e  excessiva". A chanceler Angela Merkel pediu para que seja encontrada uma solução e alerta para o que diz ser as "graves consequências" desta  greve. Esta é já a oitava paralisação em apenas dez meses com custos estimados na ordem dos quinhentos milhões de euros.

Arquivo

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.