sicnot

Perfil

Mundo

Paralisação dos maquinistas na Alemanha começou e tem duração prevista de uma semana

Também na Alemanha há uma greve a gerar polémica. A greve dos maquinistas começou esta segunda-feira e vai durar sete dias, até domingo. Trata-se da paralisação mais longa na história dos caminhos de ferro na Alemanha. Os primeiros comboios a parar foram os de carga. Os de transporte de passageiros param a partir desta terça-feira. Os maquinistas estão em guerra com a companhia e recusam por exemplo um aumento de 4,7% faseado. A greve foi marcada depois de terem falhado as negociações entre o sindicato e a ferroviária alemã. A companhia diz que a paralisação é "inapropriada e  excessiva". A chanceler Angela Merkel pediu para que seja encontrada uma solução e alerta para o que diz ser as "graves consequências" desta  greve. Esta é já a oitava paralisação em apenas dez meses com custos estimados na ordem dos quinhentos milhões de euros.

Arquivo

  • Incêndio destrói igreja em Ponte da Barca
    1:49

    País

    Um incêndio destruiu na última madrugada a Igreja de Lavradas, em Ponte da Barca. A Polícia Judiciária de Braga está a investigar as causas do fogo, mas tudo aponta para um curto-circuito.

  • Bairro em Loures não tem luz há mais de um ano
    2:30

    País

    O bairro da Torre, junto ao aeroporto de Lisboa mas ainda no concelho de Loures, não tem eletricidade nem nos postes, nem nas casas. A EDP e os moradores nunca chegaram a acordo para uma solução de pagamento coletivo e a empresa, para acabar com as puxadas eléctricas ilegais, decidiu cortar de vez o abastecimento há mais de um ano.