sicnot

Perfil

Mundo

Paralisação dos maquinistas na Alemanha começou e tem duração prevista de uma semana

Também na Alemanha há uma greve a gerar polémica. A greve dos maquinistas começou esta segunda-feira e vai durar sete dias, até domingo. Trata-se da paralisação mais longa na história dos caminhos de ferro na Alemanha. Os primeiros comboios a parar foram os de carga. Os de transporte de passageiros param a partir desta terça-feira. Os maquinistas estão em guerra com a companhia e recusam por exemplo um aumento de 4,7% faseado. A greve foi marcada depois de terem falhado as negociações entre o sindicato e a ferroviária alemã. A companhia diz que a paralisação é "inapropriada e  excessiva". A chanceler Angela Merkel pediu para que seja encontrada uma solução e alerta para o que diz ser as "graves consequências" desta  greve. Esta é já a oitava paralisação em apenas dez meses com custos estimados na ordem dos quinhentos milhões de euros.

Arquivo

  • Obama acredita que Guterres será um bom líder da ONU
    0:53

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar de perto com os Estados Unidos na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido esta sexta-feira por Barack Obama, na Casa Branca, onde foi elogiado pelo ainda Presidente.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.