sicnot

Perfil

Mundo

Paralisação dos maquinistas na Alemanha começou e tem duração prevista de uma semana

Também na Alemanha há uma greve a gerar polémica. A greve dos maquinistas começou esta segunda-feira e vai durar sete dias, até domingo. Trata-se da paralisação mais longa na história dos caminhos de ferro na Alemanha. Os primeiros comboios a parar foram os de carga. Os de transporte de passageiros param a partir desta terça-feira. Os maquinistas estão em guerra com a companhia e recusam por exemplo um aumento de 4,7% faseado. A greve foi marcada depois de terem falhado as negociações entre o sindicato e a ferroviária alemã. A companhia diz que a paralisação é "inapropriada e  excessiva". A chanceler Angela Merkel pediu para que seja encontrada uma solução e alerta para o que diz ser as "graves consequências" desta  greve. Esta é já a oitava paralisação em apenas dez meses com custos estimados na ordem dos quinhentos milhões de euros.

Arquivo

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.