sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 17 mortos em ataques de drone dos EUA no Afeganistão

Pelo menos 17 presumíveis talibãs foram mortos na sequência de um bombardeamento levado a cabo por um 'drone' norte-americano no leste do Afeganistão, disse hoje fonte policial à agência Efe. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Omar Sobhani / Reuters

O bombardeamento teve lugar na província de Nangarhar, na tarde de segunda-feira, quando os rebeldes se encontravam reunidos para preparar um ataque contra as forças de segurança afegãs, afirmou o porta-voz da polícia regional Hazrat Husain Mashriqiwal.


"Os 17 insurgentes, incluindo o seu comandante, de nome Daud, morreram no bombardeamento", assegurou o mesmo responsável.


Este ataque ocorre depois de os talibãs terem solicitado, no passado fim de semana, numa reunião no Qatar com representantes do Governo afegão, a saída das forças estrangeiras e a retirada dos seus líderes da lista de sanções da ONU como condições prévias no quadro das negociações de paz.



A eleição em 2014 do novo presidente afegão, Ashraf Ghani, que se comprometeu a fazer das conversações de paz uma prioridade, aumentou as esperanças de diálogo.



Em abril, os talibãs lançaram a "ofensiva da primavera" no Afeganistão, intensificando os ataques contra alvos do Governo e estrangeiros, com forte impacto nos civis e nas forças de segurança afegãs.


A missão de combate da NATO terminou formalmente em dezembro, tendo permanecido no Afeganistão uma pequena força estrangeira com cerca de 12.500 elementos para treinar e apoiar os membros das forças de segurança locais.




Lusa
  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.