sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 17 mortos em ataques de drone dos EUA no Afeganistão

Pelo menos 17 presumíveis talibãs foram mortos na sequência de um bombardeamento levado a cabo por um 'drone' norte-americano no leste do Afeganistão, disse hoje fonte policial à agência Efe. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Omar Sobhani / Reuters

O bombardeamento teve lugar na província de Nangarhar, na tarde de segunda-feira, quando os rebeldes se encontravam reunidos para preparar um ataque contra as forças de segurança afegãs, afirmou o porta-voz da polícia regional Hazrat Husain Mashriqiwal.


"Os 17 insurgentes, incluindo o seu comandante, de nome Daud, morreram no bombardeamento", assegurou o mesmo responsável.


Este ataque ocorre depois de os talibãs terem solicitado, no passado fim de semana, numa reunião no Qatar com representantes do Governo afegão, a saída das forças estrangeiras e a retirada dos seus líderes da lista de sanções da ONU como condições prévias no quadro das negociações de paz.



A eleição em 2014 do novo presidente afegão, Ashraf Ghani, que se comprometeu a fazer das conversações de paz uma prioridade, aumentou as esperanças de diálogo.



Em abril, os talibãs lançaram a "ofensiva da primavera" no Afeganistão, intensificando os ataques contra alvos do Governo e estrangeiros, com forte impacto nos civis e nas forças de segurança afegãs.


A missão de combate da NATO terminou formalmente em dezembro, tendo permanecido no Afeganistão uma pequena força estrangeira com cerca de 12.500 elementos para treinar e apoiar os membros das forças de segurança locais.




Lusa
  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.