sicnot

Perfil

Mundo

Vários capacetes azuis mortos na República Democrática do Congo

Vários capacetes azuis da ONU na República Democrática do Congo (MONUSCO) foram mortos hoje durante uma emboscada no território de Beni, na província de Kivu do Norte, anunciou o chefe da missão, Martin Kobler. 

© David Lewis / Reuters

"É com tristeza e raiva que soube da morte de capacetes azuis numa emboscada perto de Beni", um grande centro comercial situado no norte da conturbada província de Kivu do Norte, disse Martin Kobler na sua conta no Twitter, sem especificar o número de soldados mortos.

Questionado pela agência noticiosa AFP, Martin Kobler disse que condena os ataques contra os capacetes azuis e expressou apoio às famílias das vítimas mortais e dos feridos.

O represente do secretário-geral da ONU na República Democrática do Congo afirmou que ainda não pode fazer uma avaliação precisa da emboscada.

"Estamos a investigar agora", disse.

O administrador do território de Beni, Kalonda Amisi, disse que ainda não tinha números, mas que o ataque foi contra uma coluna de capacetes azuis da Tanzânia, que caíram numa emboscada do ADF, rebelião ugandesa das forças aliadas.










Lusa
  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06

    País

    A SIC teve acesso a comunicações entre operacionais que estavam no terreno a combater os incêndios no distrito de Viseu. Nestes registos áudio, é percetível a falta de meios no terreno ou até mesmo estradas que não foram cortadas porque não havia elementos da GNR disponíveis.

  • "Quem está no Governo tem sérias responsabilidades"
    1:07

    Opinião

    Pacheco Pereira aponta falhas do Estado, dos bombeiros e da Proteção Civil como causa dos incêndios que assolaram o país no passado domingo. O comentador da SIC considera que o Governo tem responsabilidade perante o que aconteceu.

  • Presidente das Indústrias de Madeira diz que fogos estão a afetar o setor
    0:39

    País

    A Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário desvaloriza que os industriais do setor possam comprar madeira mais barata, em resultado dos incêndios florestais. Em entrevista na SIC Notícias, o presidente da associação, Vítor Poças, considera que os fogos estão a prejudicar gravemente a indústria.

  • Um retrato devastador do "pior dia do ano"
    2:47