sicnot

Perfil

Mundo

Vários capacetes azuis mortos na República Democrática do Congo

Vários capacetes azuis da ONU na República Democrática do Congo (MONUSCO) foram mortos hoje durante uma emboscada no território de Beni, na província de Kivu do Norte, anunciou o chefe da missão, Martin Kobler. 

© David Lewis / Reuters

"É com tristeza e raiva que soube da morte de capacetes azuis numa emboscada perto de Beni", um grande centro comercial situado no norte da conturbada província de Kivu do Norte, disse Martin Kobler na sua conta no Twitter, sem especificar o número de soldados mortos.

Questionado pela agência noticiosa AFP, Martin Kobler disse que condena os ataques contra os capacetes azuis e expressou apoio às famílias das vítimas mortais e dos feridos.

O represente do secretário-geral da ONU na República Democrática do Congo afirmou que ainda não pode fazer uma avaliação precisa da emboscada.

"Estamos a investigar agora", disse.

O administrador do território de Beni, Kalonda Amisi, disse que ainda não tinha números, mas que o ataque foi contra uma coluna de capacetes azuis da Tanzânia, que caíram numa emboscada do ADF, rebelião ugandesa das forças aliadas.










Lusa
  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.