sicnot

Perfil

Mundo

China lança campanha contra aborto em função do sexo do feto

O Governo chinês lançou uma campanha contra os abortos em função do sexo do feto de forma a reduzir o desequilíbrio na proporção entre homens e mulheres, informou hoje a agência oficial Xinhua. 

© Cathal McNaughton / Reuters

Segundo a mesma fonte, um dos objetivos da iniciativa, que a Comissão Nacional de Saúde e Planificação Familiar pôs em marcha em abril e que se prolonga até novembro, é diminuir a recorrência das mulheres a exames médicos que determinam o sexo do feto.  

Os abortos em função do sexo do feto, um fenómeno social conhecido como feticídio, e os exames que o determinam são ilegais na China, embora a preferência por filhos varões e a política do filho único (instaurada no final da década de setenta e que foi revista no final de 2013) tenham tornado estas práticas populares.

Em 2014, havia 115,88 rapazes por cada 100 raparigas na China, o que coloca o país no topo do 'ranking' de disparidade de sexos entre a população infantil.

A perseguição às agências de fertilidade ilegais e às clínicas e ginecologistas itinerantes fazem também parte das atividades da campanha, bem como o controlo sobre equipamento médico e medicamentos utilizados nos abortos e nos exames médicos.

No âmbito da campanha, as autoridades chinesas vão ainda elaborar uma lista "negra" com os nomes das organizações envolvidas em atos ilegais. 

Lusa
  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.