sicnot

Perfil

Mundo

China lança campanha contra aborto em função do sexo do feto

O Governo chinês lançou uma campanha contra os abortos em função do sexo do feto de forma a reduzir o desequilíbrio na proporção entre homens e mulheres, informou hoje a agência oficial Xinhua. 

© Cathal McNaughton / Reuters

Segundo a mesma fonte, um dos objetivos da iniciativa, que a Comissão Nacional de Saúde e Planificação Familiar pôs em marcha em abril e que se prolonga até novembro, é diminuir a recorrência das mulheres a exames médicos que determinam o sexo do feto.  

Os abortos em função do sexo do feto, um fenómeno social conhecido como feticídio, e os exames que o determinam são ilegais na China, embora a preferência por filhos varões e a política do filho único (instaurada no final da década de setenta e que foi revista no final de 2013) tenham tornado estas práticas populares.

Em 2014, havia 115,88 rapazes por cada 100 raparigas na China, o que coloca o país no topo do 'ranking' de disparidade de sexos entre a população infantil.

A perseguição às agências de fertilidade ilegais e às clínicas e ginecologistas itinerantes fazem também parte das atividades da campanha, bem como o controlo sobre equipamento médico e medicamentos utilizados nos abortos e nos exames médicos.

No âmbito da campanha, as autoridades chinesas vão ainda elaborar uma lista "negra" com os nomes das organizações envolvidas em atos ilegais. 

Lusa
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.