sicnot

Perfil

Mundo

Polícia desaloja prédio em Madrid ocupado por neonazis

A polícia nacional espanhola desalojou hoje, sem incidentes e sem deter ninguém, um edifício ocupado por pessoas de ideologia neonazi, no bairro de Chamberí, em Madrid, informou um responsável daquela força.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Susana Vera / Reuters

O chefe da polícia de Madrid, Alfonso José Fernández Díez, adiantou que a operação, no seguimento de uma ordem judicial, terminou "de forma ordenada, sem grande alvoroço, nem problemas, e de forma eficiente".

 

O mesmo responsável acrescentou que a operação policial foi preparada com todos os cuidados, para impedir que algum dos ocupantes subisse ao terraço do prédio, como aconteceu numa tentativa de despejo anterior, a 24 de abril passado, em que um dos "okupas" foi até ao último piso de um prédio e ameçou suicidar-se, o que impediu o ação dos polícias.

 

Doze pessoas foram identificadas pela polícia, mas nenhuma foi detida.

 

Os "okupas" do edifício em causa, que o denominaram "Casa Social Ramiro de Ledesma", são conhecidos por dar alimentos a pessoas necessitadas, mas apenas se tiverem nacionalidade espanhola. Distribuem alimentos uma vez por semana e permitiam que algumas pessoas dormissem no prédio.

 

Anteriormente, tinham ocupado um outro imóvel vazio no bairro de Tetuán (norte de Madrid), no qual desenvolveram as mesmas atividades durante vários meses, até serem desalojados no verão passado.

 

No entanto, a presenças destas pessoas no prédio do Chamberí provocou confrontos com membros de grupos de extrema esquerda.

 

A operação envolveu cerca de 40 agentes da polícia antimotim.

 

O prédio era uma antiga instalação do Ministério do Trabalho.


Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.