sicnot

Perfil

Mundo

Protesto contra exploração de minas no Peru faz dois mortos

Pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos é último balanço dos protestos no Peru. Nas últimas semanas, têm terminado em confrontos, as várias manifestações contra um projecto de exploração de minas no sul do país.

Martin Mejia

A repressão policial desses protestos fez ontem as primeiras vítimas mortais. Um homem de 35 anos e outro de 61. Ambos terão sido baleados pela polícia. 

Participavam no bloqueio a uma auto-estrada juntamente com outras 500 pessoas. Depois das críticas à violência da polícia, o ministro do Interior prometeu investigar o porquê de se terem usado armas letais para dispersar a população. 

Por outro lado, só entre as forças de segurança, há a registar cerca de 170 feridos.

A comunidade de agricultores e moradores diz que o projecto mineiro do Grupo Mexico vai contaminar a água e as terras da região.

  • Queda de autocarro em ravina faz 21 mortos no Peru

    Mundo

    Vinte e uma pessoas morreram e 38 ficaram feridas num acidente, esta segunda feira, na província de Lucanas, no Perú. As vítimas viajavam num autocarro que caiu por uma ravina.O condutor perdeu o controlo do autocarro que acabou por cair numa ravina com mais de 200 metros. O autocarro seguia numa estrada que ligava a cidade de Nazca e Puquio, no sul do país. O chefe da polícia adiantou à televisão peruana que a zona tem sido afetada por chuvas fortes nos últimos dias.

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.