sicnot

Perfil

Mundo

Protesto contra exploração de minas no Peru faz dois mortos

Pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos é último balanço dos protestos no Peru. Nas últimas semanas, têm terminado em confrontos, as várias manifestações contra um projecto de exploração de minas no sul do país.

Martin Mejia

A repressão policial desses protestos fez ontem as primeiras vítimas mortais. Um homem de 35 anos e outro de 61. Ambos terão sido baleados pela polícia. 

Participavam no bloqueio a uma auto-estrada juntamente com outras 500 pessoas. Depois das críticas à violência da polícia, o ministro do Interior prometeu investigar o porquê de se terem usado armas letais para dispersar a população. 

Por outro lado, só entre as forças de segurança, há a registar cerca de 170 feridos.

A comunidade de agricultores e moradores diz que o projecto mineiro do Grupo Mexico vai contaminar a água e as terras da região.

  • Queda de autocarro em ravina faz 21 mortos no Peru

    Mundo

    Vinte e uma pessoas morreram e 38 ficaram feridas num acidente, esta segunda feira, na província de Lucanas, no Perú. As vítimas viajavam num autocarro que caiu por uma ravina.O condutor perdeu o controlo do autocarro que acabou por cair numa ravina com mais de 200 metros. O autocarro seguia numa estrada que ligava a cidade de Nazca e Puquio, no sul do país. O chefe da polícia adiantou à televisão peruana que a zona tem sido afetada por chuvas fortes nos últimos dias.

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28