sicnot

Perfil

Mundo

Bombeiros capturam macacos que provocavam distúrbios em Luanda

O serviço de proteção civil e bombeiros de Luanda conseguiu recolher três macacos que circulavam no centro da capital angolana há mais de um mês, causando distúrbios, mas supostamente outros dois permanecem à solta.

As autoridades sanitárias da capital angolana estão a braços com uma epidemia de raiva, muito por causa do elevado número de animais vadios que circulam nas ruas de Luanda, maioritariamente cães, estando em curso uma campanha de vacinação antirrábica, para controlo da situação. (Arquivo)

As autoridades sanitárias da capital angolana estão a braços com uma epidemia de raiva, muito por causa do elevado número de animais vadios que circulam nas ruas de Luanda, maioritariamente cães, estando em curso uma campanha de vacinação antirrábica, para controlo da situação. (Arquivo)

© China Stringer Network / Reuters

Em declarações hoje à agência Lusa, o porta-voz daquele serviço, Faustino Minguêns, explicou que os animais se encontravam na zona do Kinaxixi, Maianga e São Paulo.

Segundo Faustino Minguêns, o alerta foi dado por munícipes, relatando a presença dos macacos em escolas, numa unidade hoteleira e que chegaram a entrar, inclusive, num banco. 

"Era uma situação que estava a criar insegurança entre as pessoas, principalmente para as crianças. Então começaram a aparecer voluntários, dentre eles médicos veterinários, pessoas que tinham meios para nos poderem ajudar na captura desses animais", explicou. 

Aquele responsável disse que um trabalho conjunto, que incluiu igualmente elementos da Comissão Administrativa de Luanda, permitiu a captura dos três macacos, que estão agora em observação num canil-gatil, localizado no município de Cacuaco.

"Foram entregues para se observar se padecem de raiva ou não, porque tivemos informações que algumas pessoas foram atacadas por esses macacos", sublinhou.

Contudo, a operação ainda não terminou, porque, segundo Faustino Minguêns, alegadamente outros dois macacos andam à solta na zona de São Paulo e do Bairro Popular, também no centro de Luanda. 

"São esses dois pontos que temos conhecimento, mas ainda não conseguimos confirmar a informação", afirmou.

Faustino Minguêns apelou à população para que logo que avistem os animais entrem em contacto com os serviços de bombeiros, evitando atos curiosos, que dificultam o trabalho de captura dos mesmos.

"Foi difícil a captura, porque o macaco é um animal muito astuto, e também por falta de colaboração das pessoas, por isso apelamos que mantenham a calma e desaconselhamos práticas curiosas como tentar atrair o macaco com uma banana, fazer fotos, que fazem com que o macaco se agite e procure refúgio noutro local", frisou.

As autoridades sanitárias da capital angolana estão a braços com uma epidemia de raiva, muito por causa do elevado número de animais vadios que circulam nas ruas de Luanda, maioritariamente cães, estando em curso uma campanha de vacinação antirrábica, para controlo da situação.
Lusa
  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC