sicnot

Perfil

Mundo

Filhos de mães que ganham demasiado peso na gravidez com maior probabilidade de obesidade

Quando a mãe engorda mais do que o recomendado durante a gravidez, não faz exercício ou fuma, as probabilidades de a criança ter excesso de peso ou se tornar obesa com oito anos aumentam.

Arquivo

Arquivo

© Michaela Rehle / Reuters

As previsões apontam para que o número de crianças com excesso de peso aumente 1,3 milhões por ano em todo o mundo. Mais de 300 mil dessas crianças serão obesas. Segundo os dados do Instituto de Medicina norte-americano, mais de metade das mulheres que estiveram grávidas entre 2004 e 2007 aumentaram demasiado de peso durante a gravidez.

Investigadores da  Universidade do Texas, EUA, e da Universidade Harokopio, Grécia, seleccionaram aleatoriamente 5,125 crianças de uma base de dados grega e respectivas mães. Ao analisarem as respostas ao questionário que fizeram, concluíram que o aumento de peso excessivo durante a gravidez, o nível de actividade física e o facto de fumarem estavam claramente associados com a obesidade nas crianças.

A investigação foi publicada na revista  BMC Pregnancy and Childbirth.
  • "Vejam a cor da seara: a parte mais amarela é provocada pelo stress"
    2:20
  • Rogério Alves "perplexo" com nomeação de Elina Fraga
    1:52

    País

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, admite que ficou "perplexo" com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente do PSD. Em entrevista ao DN e à TSF Rogério Alves acusa a também ex-bastonária de defender sempre o contrário do PSD e de se opor à modernização e simplificação da justiça.

  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39