sicnot

Perfil

Mundo

Filhos de mães que ganham demasiado peso na gravidez com maior probabilidade de obesidade

Quando a mãe engorda mais do que o recomendado durante a gravidez, não faz exercício ou fuma, as probabilidades de a criança ter excesso de peso ou se tornar obesa com oito anos aumentam.

Arquivo

Arquivo

© Michaela Rehle / Reuters

As previsões apontam para que o número de crianças com excesso de peso aumente 1,3 milhões por ano em todo o mundo. Mais de 300 mil dessas crianças serão obesas. Segundo os dados do Instituto de Medicina norte-americano, mais de metade das mulheres que estiveram grávidas entre 2004 e 2007 aumentaram demasiado de peso durante a gravidez.

Investigadores da  Universidade do Texas, EUA, e da Universidade Harokopio, Grécia, seleccionaram aleatoriamente 5,125 crianças de uma base de dados grega e respectivas mães. Ao analisarem as respostas ao questionário que fizeram, concluíram que o aumento de peso excessivo durante a gravidez, o nível de actividade física e o facto de fumarem estavam claramente associados com a obesidade nas crianças.

A investigação foi publicada na revista  BMC Pregnancy and Childbirth.
  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.