sicnot

Perfil

Mundo

Filhos de mães que ganham demasiado peso na gravidez com maior probabilidade de obesidade

Quando a mãe engorda mais do que o recomendado durante a gravidez, não faz exercício ou fuma, as probabilidades de a criança ter excesso de peso ou se tornar obesa com oito anos aumentam.

Arquivo

Arquivo

© Michaela Rehle / Reuters

As previsões apontam para que o número de crianças com excesso de peso aumente 1,3 milhões por ano em todo o mundo. Mais de 300 mil dessas crianças serão obesas. Segundo os dados do Instituto de Medicina norte-americano, mais de metade das mulheres que estiveram grávidas entre 2004 e 2007 aumentaram demasiado de peso durante a gravidez.

Investigadores da  Universidade do Texas, EUA, e da Universidade Harokopio, Grécia, seleccionaram aleatoriamente 5,125 crianças de uma base de dados grega e respectivas mães. Ao analisarem as respostas ao questionário que fizeram, concluíram que o aumento de peso excessivo durante a gravidez, o nível de actividade física e o facto de fumarem estavam claramente associados com a obesidade nas crianças.

A investigação foi publicada na revista  BMC Pregnancy and Childbirth.
  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC