sicnot

Perfil

Mundo

Filhos de mães que ganham demasiado peso na gravidez com maior probabilidade de obesidade

Quando a mãe engorda mais do que o recomendado durante a gravidez, não faz exercício ou fuma, as probabilidades de a criança ter excesso de peso ou se tornar obesa com oito anos aumentam.

Arquivo

Arquivo

© Michaela Rehle / Reuters

As previsões apontam para que o número de crianças com excesso de peso aumente 1,3 milhões por ano em todo o mundo. Mais de 300 mil dessas crianças serão obesas. Segundo os dados do Instituto de Medicina norte-americano, mais de metade das mulheres que estiveram grávidas entre 2004 e 2007 aumentaram demasiado de peso durante a gravidez.

Investigadores da  Universidade do Texas, EUA, e da Universidade Harokopio, Grécia, seleccionaram aleatoriamente 5,125 crianças de uma base de dados grega e respectivas mães. Ao analisarem as respostas ao questionário que fizeram, concluíram que o aumento de peso excessivo durante a gravidez, o nível de actividade física e o facto de fumarem estavam claramente associados com a obesidade nas crianças.

A investigação foi publicada na revista  BMC Pregnancy and Childbirth.
  • Suécia conquista primeira vitória no Mundial frente à República da Coreia (1-0)

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de uma ausência de 12 anos nos campeonatos do mundo, a Suécia volta e começa a ganhar. Um penálti de Andreas Granqvist aos 65 minutos garantiu a vitória frente à República da Coreia na fase de grupos do Mundial. As equipas jogam pelo grupo F, onde também estão a Alemanha e o México. Veja aqui o golo e os lances da partida.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.