sicnot

Perfil

Mundo

Levantamento aéreo vai contabilizar elefantes no sul de Angola

O Governo da província do Cuando Cubango, no sul de Angola, está a sobrevoar o município de Rivungo para contabilizar o número de elefantes existentes naquela região, que aumentou significativamente nos últimos anos. 

© Thomas Mukoya / Reuters

A informação foi transmitida hoje pelo administrador do Rivungo, Júlio Vidigal, que realçou a forma "assustadora" como os elefantes estão a povoar o Parque do Luiana, localizado naquela região.

Segundo Júlio Vidigal, os elefantes são provenientes das vizinhas Repúblicas da Zâmbia e a da Namíbia, e estão a regressar ao seu habitat.

Júlio Vidigal disse que foi reforçado o número de fiscais no parque, para impedir os caçadores furtivos de abaterem os elefantes, medida que estará a resultar.

"Nos últimos tempos, manadas de elefantes têm circulado pelas ruas da vila, no período da manhã, numa convivência pacífica com os habitantes da Jamba", contou o administrador do Rivungo, citado hoje pela agência noticiosa angolana, Angop.

Com o fim da guerra civil, em 2002, Angola registou o regresso de vários animais que em tempos de conflito abandonaram o seu habitat à procura de refúgio em países vizinhos.

Angola faz parte de um projeto, denominado KAZA, de criação da maior área transfronteiriça de conservação do mundo, em conjunto com os vizinhos Botsuana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabué, estando atualmente a organizar os seus parques nacionais na fronteira com estes países. 

Lusa
  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.