sicnot

Perfil

Mundo

Senado dos EUA aprova lei que obriga Obama a submeter acordo com o Irão ao Congresso

O Senado norte-americano, de maioria republicana, aprovou hoje uma lei que obriga o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a submeter qualquer acordo nuclear com o Irão ao Congresso até ao verão.

© Joshua Roberts / Reuters

Com a aprovação, quase por unanimidade, o Senado reafirma o papel de supervisão dos congressistas, apesar da relutância do executivo.

"Os norte-americanos querem que o Senado e a Câmara dos Deputados, em seu nome, se certifiquem que o Irão se responsabiliza e que o processo é transparente", disse Bob Corker, presidente do comité do Senado para as Relações Externas.

A votação final mostra um consenso extraordinário em relação à lei conhecida como Menendez-Corker, após uma maratona política de vários meses.

A Câmara dos Representantes vai examinar o texto na próxima semana.

"O nosso objetivo é parar um mau acordo que vai permitir ao Irão adquirir armas nucleares", disse o presidente republicano da Câmara, John Boehner.

Barack Obama opôs-se inicialmente a que o Congresso tivesse uma palavra dizer sobre o acordo final a ser assinado até 30 de junho entre o Irão e o Grupo 5+1 (China, EUA, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha).

Lusa
  • Hoje é notícia

    País

    O Parlamento debate o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas do Governo e recomendações de PSD, BE, CDS-PP e PCP sobre o documento, com objetivos diferentes e que apenas serão votadas na quinta-feira. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil reúne-se, em Lisboa, com vários Sindicatos Europeus de Tripulantes de Cabine da Ryanair, para debater a atual situação da transportadora. Liverpool e Roma jogam para a final da Liga dos Campeões.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Atravessar passadeira com sinal vermelho dá direito a molha na China
    0:56