sicnot

Perfil

Mundo

Senado dos EUA aprova lei que obriga Obama a submeter acordo com o Irão ao Congresso

O Senado norte-americano, de maioria republicana, aprovou hoje uma lei que obriga o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a submeter qualquer acordo nuclear com o Irão ao Congresso até ao verão.

© Joshua Roberts / Reuters

Com a aprovação, quase por unanimidade, o Senado reafirma o papel de supervisão dos congressistas, apesar da relutância do executivo.

"Os norte-americanos querem que o Senado e a Câmara dos Deputados, em seu nome, se certifiquem que o Irão se responsabiliza e que o processo é transparente", disse Bob Corker, presidente do comité do Senado para as Relações Externas.

A votação final mostra um consenso extraordinário em relação à lei conhecida como Menendez-Corker, após uma maratona política de vários meses.

A Câmara dos Representantes vai examinar o texto na próxima semana.

"O nosso objetivo é parar um mau acordo que vai permitir ao Irão adquirir armas nucleares", disse o presidente republicano da Câmara, John Boehner.

Barack Obama opôs-se inicialmente a que o Congresso tivesse uma palavra dizer sobre o acordo final a ser assinado até 30 de junho entre o Irão e o Grupo 5+1 (China, EUA, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha).

Lusa
  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira